Comunicado do reitor: regras para prevenção e educação em saúde contra o coronavírus

O Centro Universitário Internacional Uninter, preocupado com a saúde e bem-estar de seus alunos, colaboradores e parceiros em função dos riscos de transmissão do SARS-CoV-2 (Covid-19), está tomando medidas que minimizem o risco de infecção.

Esta nova variante dos vírus da família Coronaviridae apresenta baixa letalidade (em torno de 2% de todos os infectados), quando comparado a outros coronavírus (SARS 2002 – 10% e MERS 2009 – 34%), e quando comparado com outras viroses respiratórias. Os sintomas são: tosse, dificuldade para respirar, batimento de asa de nariz e febre.

Os sintomas mencionados devem receber atenção e prioridade de comunicação dos indivíduos nas seguintes condições: pessoas a partir de 65 anos, pessoas debilitadas, tabagistas, pessoas em tratamento de saúde, portadores de doenças respiratórias e, preventivamente, inclui-se também gestantes.

Por meio desse comunicado, o Centro Universitário Internacional Uninter orienta seus colaboradores e parceiros dos Polos de Apoio Presencial a tomarem medidas preventivas à doença, a saber:

 1.         Medidas de prevenção relacionadas à higiene e saúde:

·       Ações necessárias para a prevenção da disseminação da doença, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde: higienizar as mãos com maior frequência (água e sabão, álcool 70%);

·       Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e boca com lenço descartável ou com o braço, não com as mãos;

·       Em caso de sintomas, evite contato físico com outras pessoas, contate o serviço de saúde, e fique em casa seguindo as instruções recebidas;

·       Evite tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Antes de tocar, higienizar sempre as mãos;

·       Depois de usar seu smartphone, realize os procedimentos de higienização das mãos e do aparelho;

·       Os mesmos procedimentos devem ser realizados em seus computador, teclado e mouse;

·       Evite colocar os seus pertences em superfícies presentes no banheiro (pias e suportes para objetos);

·       Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;

·       Evitar aglomerações que interfiram na distância mínima de 1 metro entre as pessoas.

·       Manter a atenção para indivíduos (docentes, discentes e demais profissionais) que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza, etc.). Orientar a procura por atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades;

·       Comunicar às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção humana pelo novo coronavírus – COVID-19.

2.         Medidas de prevenção relacionadas a espaços de trabalho e uso de laboratórios de informática:

 ·       Evitar atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados, durante o período de circulação dos agentes causadores de síndromes gripais, como o novo coronavírus – COVID-19;

·       Evitar aglomerações de alunos nos polos, procurem agendar atendimento mais personalizado. A recomendação para uso dos laboratórios de informática, devem respeitar, no máximo, 50% da capacidade do laboratório, ou seja, intercalar as máquinas, uma em uso, uma sem uso e assim por diante.

·       A recomendação para o uso das salas de aula e demais dependências dos polos, deve ser de 1 (um) metro de distância entre as pessoas que utilizam a sala concomitantemente.

·       Manter janelas e portas abertas e os locais bem ventilados

·       Mantenha uma frequência regular de limpeza e higienização das superfícies com álcool 70% ou solução de água sanitária 1% em todos os ambientes do polo, além de cadeiras, mesas, telefones, e qualquer outra área que se configure como estação de trabalho;

·       Realizar a limpeza dos ambientes com hipoclorito 1% (piso, banheiros e áreas comuns), realizando fricção (uso de esfregão ou vassoura com pano embebido de solução de hipoclorito 1%);

·       Depois de usar telefones ou smartphones, realize os procedimentos de higienização das mãos e do aparelho.

·       A cada utilização dos computadores, teclados, mouses ou bancadas, as mesmas deverão ser higienizadas com a solução de Álcool 70% e água sanitária 1% e toalhas descartáveis.

 3.         Recomendações para o atendimento ao público:

Recomenda-se que o colaborador mantenha uma distância mínima da pessoa que está atendendo de dois (2) metros. Caso o colaborador receba papéis ou outros objetos da pessoa que está sendo atendida, realizar limpeza das mãos com álcool gel imediatamente e na finalização do atendimento, lave as mãos.

Dicas importantes:    

·       Avisem aos alunos para que procurem agendar suas avaliações o mais rápido possível, com a capacidade dos laboratórios reduzida, será necessário planejamento para finalizarmos as avaliações sem prejuízos no calendário;

·       Caso necessário, prorrogaremos as datas de avaliações, porém isso causará prejuízos das demais datas, como  segunda chamada e exames. Nosso objetivo é de que nenhum aluno seja prejudicado em suas avaliações.

·       É importante a colaboração de todos, para que consigamos distribuir adequadamente os agendamentos nas três semanas previstas. Importante conscientizar os alunos que deixar para a última semana, não é mais uma opção para realizar a avaliação de forma segura.

O Centro Universitário Internacional Uninter seguirá todas as atualizações e informações oficiais do Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Educação, podendo tomar outras medidas cabíveis de contenção da disseminação do vírus nesta instituição.

O mais importante neste momento é que redobrem os cuidados e a prevenção de forma colaborativa!

Atenciosamente,

Professor-doutor Benhur Etelberto Gaio – Reitor da Uninter

Incorporar HTML não disponível.
Créditos do Fotógrafo: Arquivo UN


2 thoughts on “Comunicado do reitor: regras para prevenção e educação em saúde contra o coronavírus

  1. Voltei essa madrugada de avião Maringá – Curitiba. Vi de perto que as atividades estão parando para que o vírus não seja disseminado. (Queda de 40-60% no movimento do trajeto que faço quinzenalmente). Acredito que os alunos não conseguem sentar um metro de distância do outro por questão estrutural. As salas não tem esse espaço, não são muito bem ventiladas (polo garcez). Em relação ao número de mortalidade, deve-se atentar que na Itália (país de primeiro mundo) o percentual é de 6,21%. Lá não existe leitos para todos, imagine aqui… Temos outra situação agravante: Não podemos espalhar o vírus para cidades que já sofrem epidemia de dengue. Podem ter certeza que a mortalidade passará de 6% porque surgirá um novo grupo de risco: os pacientes com dengue já fragilizados. Esse último grupo é improvável que resista independente da idade. Médicos já estão anunciando para os planos que deixarão atender por fazerem parte do grupo de risco. Imagino que o medo não seja atoa..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *