Devido ao coronavírus, alunos da Uninter do presencial e do semipresencial terão aulas on-line ao vivo

Autor: Assessoria

Diante da pandemia do coronavírus, o Centro Universitário Internacional Uninter, maior instituição de ensino de Curitiba e uma das maiores do Brasil, com cerca de 250 mil alunos, decidiu a partir desta segunda-feira (16.03.2020), até o dia 28.03.2020, ministrar as aulas para seus alunos de graduação e pós-graduação presenciais e semipresenciais em suas sedes em Curitiba apenas na forma virtual.

As aulas serão ao vivo, porém os alunos estarão conectados em seus computadores, notebooks, tablets e smartphones nos mesmos horários em que as aulas ocorreriam presencialmente, em suas casas, locais de trabalho ou até mesmo os laboratórios de informática da própria instituição.

Quanto aos alunos na modalidade a distância, que são mais de 95% dos matriculados da Uninter, não haverá nenhuma alteração no calendário acadêmico, já que todos estudam on-line em mais de 700 cidades do Brasil e nos Estados Unidos. Os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) também terão aulas on-line, não precisando ir aos Polos de Apoio Presencial.

“Com essas medidas, estaremos contribuindo para a não difusão do coronavírus e, nossos alunos presenciais e semipresenciais, não terão nenhum prejuízo acadêmico, já que as aulas serão ministradas pelos professores ao vivo em salas virtuais dentro do nosso AVA, Ambiente Virtual de Aprendizagem. Assim vamos cumprir com o calendário acadêmico sem maiores contratempos, dando segurança aos professores e alunos”, salienta o reitor da Uninter, Benhur Gaio.

A Uninter é uma instituição de ensino superior da mais avançada tecnologia de ensino a distância, com alunos em todo o território nacional e no exterior. Oferece 120 cursos superiores de graduação, nas áreas de educação, administração, comunicação, segurança, jurídica, saúde e engenharia, e mais de 220 cursos de pós-graduação. Apesar da crise do coronavírus, o ensino a distância e presencial da Uninter continua operando normalmente não ocasionando concentrações de estudantes que pode causar a difusão da doença.

Como tudo está organizado

Os alunos participarão das aulas por meio da ferramenta de webconferência do Univirtus, onde as aulas serão transmitidas pelos professores de cada disciplina. A quantidade de aulas via webconferência seguirá a seguinte organização:

  • EJA – Ensino de Jovens e Adultos: Os alunos estão dispensados da frequência obrigatória semanal no PAP. As atividades serão todas realizadas pelo Univirtus.
  • Cursos presenciais: 1 hora de webconferência, mais 1 hora de atividades designadas, totalizando 2h por disciplina, totalizando 4 horas diárias.
  • Cursos semipresenciais: 1 hora de webconferência, mais 1 hora de atividades designadas, totalizando 2h por disciplina, totalizando 2 horas diárias.

O horário de início das aulas será:

  • Presencial manhã: 08h30 às 10h30
  • Semipresencial manhã: 08h30 às 09h30
  • Presencial noite: 19h00 às 21h00
  • Semipresencial noite: 19h00 às 20h00

Para ter acesso à aula, siga esses passos:

  • 1. Acesse o sistema de Conferência através do link https://conferenciaprod.uninter.com/#/login ou pelo e-mail recebido que consta o dia e horário da webconferência;
  • 2. Para acessar utilize o seu RU e senha;
  • 3. Em seguida, na conferência disponível, clique no botão Entrar.
  • 4. Pronto, você estará dentro da aula.

Observação: As aulas práticas poderão ser transmitidas ou, caso necessário, adiadas e realizadas em outra data.

O Univirtus poderá ser acessado de qualquer computador, tablet ou celular. Os estudantes que não possuem acesso à internet poderão ir até um campus da Uninter a fim de realizar as atividades. Entretanto, solicitamos que sigam as orientações de segurança de saúde em benefício de todos.

Salientamos que, os alunos que não consigam participar da webconferência no momento da aula poderão acessar os vídeos posteriormente. Caso considere necessário, solicitamos que o estudante entre em contato pelos canais de atendimento e com a CMA (Central de Mediação Acadêmica) pelo Atendimento Online no Univirtus.

Calendário mantido

O calendário de avaliações e do cronograma de aulas semanal, estes permanecem mantidos. Ou seja, apenas alterou-se da forma de presencial físico para presencial on-line. Trata-se de uma medida preventiva e a situação será monitorada continuamente analisada pela Uninter.

Todas as decisões serão comunicadas aos alunos pelo Univirtus, email e redes sociais oficiais da instituição. Além disso, é importante que você cuide de sua própria saúde e observe as recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre higiene e contato físico. Preparamos algumas dicas rápidas para que você se cuide e ajude a cuidar dos outros também, a colaboração será fundamental para esse momento.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Assessoria
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


2 thoughts on “Devido ao coronavírus, alunos da Uninter do presencial e do semipresencial terão aulas on-line ao vivo

    1. Luciane, você deve conversar com sua coordenação de curso. Certamente eles terão uma orientação para este momento especial que vivemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *