Como trabalhar e conhecer o mundo ao mesmo tempo

Autor: Diego Alesson Alves - Estagiário de Jornalismo

Para a maioria das pessoas, o trabalho e o lazer estão em campos distintos. Trabalhamos e poupamos dinheiro para, nas férias, viajar. Porém, conciliar esses dois mundos se tornou possível com a popularização do trabalho remoto, que deu origem aos chamados nômades digitais.

Além de poder exercer sua atividade profissional de qualquer lugar, alguns profissionais conseguem oferecer seus serviços em troca de hospedagem, passeios, alimentação e transporte, a chamada troca participativa. O profissional não tem um lugar fixo para trabalhar, e cada dia está em uma cidade diferente.

Arthur Freire, que trabalhou durante oito anos na educação como coordenador pedagógico, deixou o emprego público para seguir o sonho de ser um nômade digital. Ele é aluno do curso de marketing digital. “Aquele desejo que eu tinha de viajar foi aumentando e cada vez mais. Eu precisava de alguma profissão que permitisse eu viver e viajar, no caso foi quando eu comecei a fazer Marketing Digital na Uninter”, diz.

Arthur também trabalha como criador de conteúdo audiovisual e escritor de artigos para alguns blogs. Ele explica como funciona o seu trabalho: “Para um nômade existem várias formas para que você possa viajar e aproveitar. A maneira que eu faço é por meio de uma plataforma colaborativa, a gente consegue trocar serviço por hospedagem e alguns outros benefícios, como alimentação e passeios”. Arthur é natural de Olinda (PE) e conta que já conheceu várias cidades de Minas Gerais e de Santa Catarina.

Outro ponto positivo do trabalho como nômade é a vivência. “No meu caso, eu conheço as cidades de forma histórica, para que assim eu possa entender por que estou naquela cidade e como posso me beneficiar disso”, conta Arthur. Ele explica que quando viaja trabalha um período em um projeto local e outro período em suas atividades regulares, como criador de marketing.

Arthur Freire contou sua experiência durante o programa Rota – Viagens e Serviços, transmitido pela Rádio Uninter e apresentado pela professora Aline Pires. Quer conhecer alguma dicas dele para também ser um nômade digital? Então acesse a transmissão na íntegra clicando aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Diego Alesson Alves - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Andrea Piacquadio/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *