Como se preparar para uma entrevista de emprego online

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

Documento fundamental para quem quer disputar uma vaga de emprego, o currículo é um cartão de visitas. Além de colocar suas informações pessoais, o candidato deve aproveitar este documento para “vender” suas qualidades. Muitas empresas no Brasil já adotaram o formato do currículo digital. O candidato entra no site da empresa, cria um login e senha de acesso e cadastra suas informações, indicando a qual vaga de emprego pretende concorrer.

Durante a pandemia do coronavírus, esse cadastro em plataformas digitais não só agiliza processos, como também garante a segurança das pessoas, evitando que elas mantenham contato presencial umas com as outras. Além disso, as empresas estão fazendo entrevistas de emprego através de vídeo conferência. Mas este formato pode gerar ansiedade no candidato e atrapalhar seu bom desempenho na entrevista, prejudicando sua chance de conseguir a vaga.

O curso de Gestão em Vigilância em Saúde da Uninter fez uma live com a psicóloga Carolina Lima, que deu dicas de como redigir um bom currículo e controlar a ansiedade durante um processo seletivo. Carolina explicou que os currículos em formato PDF ou Word estão sendo cada vez menos usados, mas que ainda é importante mantê-los nessa versão. “Quando alguém lhe indicar uma vaga de emprego, você pode entregar seu currículo impresso, e a pessoa pode fazer a indicação para a empresa”, explica.

Independentemente do formato, o currículo deve ser sucinto e conter os objetivos profissionais do candidato. Ao listar as experiências profissionais, por exemplo, o ideal é incluir apenas os três últimos empregos. Os dados precisam estar atualizados. Carolina relatou que quando trabalhou no setor de recursos humanos de uma empresa, várias vezes se deparou com currículos em que o telefone e e-mail do candidato estavam errados, o que automaticamente os excluía do processo seletivo.

“É importante verificar se as informações estão corretas no currículo. Um número de telefone errado, ou qualquer outra informação contraditória podem fazer com que o candidato perca a vaga”.

Para o candidato que apresenta sintomas de ansiedade, como aceleração cardíaca, insônia e compulsão alimentar, Carolina recomenda alguns exercícios nos dias que antecedem a entrevista. A meditação é um dos que apresentam melhores resultados para diminuir a ansiedade.

Ao final da transmissão, Carolina deu dicas relacionadas às entrevistas online. O correto é a pessoa treinar em casa com antecedência, e atentar a detalhes como o posicionamento da câmera, que deve garantir um bom enquadramento no vídeo. Além disso, é importante escolher um ambiente livre de ruídos e interrupções, para não atrapalhar a conversa.

Você pode conferir a transmissão na íntegra na página Gestão em Vigilância em Saúde Uninter, no Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Fauxels/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *