Como se adaptar às novas realidades?

Autor: Milena Souza - Estagiária de Jornalismo

Surprised software developer cannot adapt necessary application, gets consultancy of professional programmer over smarthphone, sits in front of laptop computer in home office, analyzes information

Em tempos de pandemia e mudanças repentinas de rotina, todos nós precisamos aprender a fazer muitas coisas de uma nova forma.

A professora Viviana Raquel Zurro falou sobre esse tema na live A Importância da Adaptação a Novas Realidades, exibida no último dia 08.jun.2021 nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Uninter. A palestra faz parte do programa Pra Vida Ser Mais, promovido pela Escola Superior Politécnica da Uninter.

A professora começa afirmando que umas das principais adaptações durante a pandemia foi a questão do confinamento e a separação da família. “Isso foi uma das coisas mais difíceis para maioria de nós que estávamos acostumados a estar nos grupos de pessoas. Mas para nos protegermos e para sobreviver, precisamos nos adaptar”.

Com a chegada da pandemia, as pessoas precisaram se adaptar aos novos meios de vida e também de trabalho. Para Viviana, o que podemos fazer para nos adaptar é mudar o ponto de vista e aproveitar cada momento com as pessoas que podemos e onde estamos. Ela ressalta que a colaboração das pessoas tem ajudado nesses tempos de pandemia e tem feito bem para o processo de adaptação, nos ensinando coisas como ouvir mais, acolher e ter empatia.

“A convivência com as pessoas faz bem em nossas vidas, e com essa mudança drástica que a pandemia trouxe precisamos achar meios de nos adaptar, como ter empatia uns pelos outros e humildade para aceitar tudo que está acontecendo”, afirma.

A professora ainda acredita que estamos, sim, na mesma tempestade, mas em barcos diferentes: enquanto uns estão seguros dentro de suas casas, em home office, outras pessoas estão mais expostas. Mas de qualquer forma não há ser humano preparado pra uma mudança tão drástica como essa, que afetou a vida física e psicológica das pessoas.

As perdas, as mortes e o medo, tudo isso mexe com o emocional das pessoas e por isso precisamos ajudar uns aos outros. Outra dica citada pela professora no processo de adaptação é viver esse tempo pandêmico filtrando o que consumimos e sendo mais positivos. “É também importante praticar a paciência, pois estamos convivendo em sociedade de um jeito diferente, com perspectivas diferentes sobre o futuro, tudo pode mudar de um dia para o outro, só queremos que todos fiquem bem”, comenta.

A maior lição que podemos aprender com essa pandemia é ter humildade. “Todos estamos vulneráveis a um vírus que não vemos, e precisamos conviver. Só ajudando um ao outro, sendo compreensivos, sobreviveremos a esse momento”.

A professora afirma que pandemia vai nos deixar muitas lições. “Com a chegada do coronavírus descobrimos que dinheiro é bom, mas diante desse momento ele não faz diferença nenhuma, o que importa é se estão todos com saúde. Que nesse momento possamos dar mais valor à vida e a coisas das quais não dávamos conta antes”.

Viviana conclui dizendo que para que esse momento seja enfrentado de maneira mais leve é preciso ouvir mais as pessoas, pois sem a empatia, respeito e colaboração não vamos nos adaptar, pois precisamos cuidar de nós para cuidar do outro. “O dia vai amanhecer e vai sair o sol, só precisamos nos cuidar e colaborar uns com os outros, tendo esperança de dias melhores”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Milena Souza - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *