Uso excessivo de máscara na pandemia pode causar “maskne”, a acne mecânica

Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo

A acne atinge pessoas de todas as idades, independentemente do sexo. Trata-se de uma doença de pele causada por inflamações ou infecções das nossas glândulas secretoras de óleo (glândulas sebáceas), problema muito comum em pessoas com os tipos de pele mista e oleosa. Conhecemos essas inflamações como cravos e espinhas. Mas o problema não depende apenas do tipo de pele da pessoa, há várias outras causas, como: a limpeza incorreta da pele, o uso de produtos não indicados para um determinado tipo de pele, a alimentação, o excesso de sol, os hormônios, as reações medicamentosas e até a fricção da pele com a roupa.

A pandemia de Covid-19 trouxe um novo fator agravador da acne: o uso constante de máscaras e equipamentos de proteção individual (EPIs). Esse problema passou a ser chamado de “maskne”, ou seja, uma forma de acne mecânica, causada por pressão e fricção. “Começa com uma irritação e logo infecciona, principalmente nas pessoas que utilizam a máscara o dia todo”, esclarece a professora Rita Alberini, tutora do curso de Estética e Cosmética da Uninter.

Rita foi convidada a falar sobre o problema na última edição do programa Sua Saúde, transmitido em 08.jun.2021, na Rádio Uninter. “Apesar de já convivermos há muito tempo com esse tipo de doença, a pandemia tem aumentado as infecções e doenças de pele relacionadas ao uso dos equipamentos de proteção”, afirma a professora.

Portanto, como o uso de máscaras ainda se faz necessário para proteção contra o vírus, devemos tomar certos cuidados para prevenir o surgimento de acnes. Como lembra a professora Vera dos Santos, coordenadora do curso de Estética e Cosmética, “devemos conhecer nosso tipo de pele através de consulta com um especialista, o qual indicará o melhor tratamento, bem como a maneira que devemos utilizar o medicamento ou tratamento estético, pois um tratamento errado pode agravar o problema”.

A acne deve ser tratada como uma doença que pode ter consequências graves para a pele. Novos produtos têm surgido para uma boa higienização, que continua sendo a melhor dica para a prevenção do problema. A higienização, aliás, vale tanto para a pele quanto para as máscaras, assim evitando a proliferação de fungos e bactérias.

Você pode assistir ao programa completo por meio da página do Facebook e do canal do Youtube da Rádio Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Maurício Geronasso - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *