Como as crianças enxergam as relações educativas na escola

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

Na infância, começamos a desenvolver nossa capacidade de entender o mundo ao nosso redor, através de experiências e observações em casa, na rua e, principalmente, na escola. Isso não quer dizer que as crianças não sejam capazes de identificar problemas e sugerir mudanças em seu ambiente.

Foi com foco na participação infantil para obter mudanças no universo escolar que Neusa Aparecida Radeck desenvolveu seu trabalho de pesquisa no Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias da Uninter, sob a orientação do professor-doutor Ivo José Both.

O título do estudo é “A percepção de crianças da primeira infância, sobre as relações educativas na sua escola. É possível melhorá-la a partir de suas opiniões?” A linha de pesquisa de Neusa Radeck, que atua na educação infantil em escolas municipais de Curitiba, é a “participação efetiva das crianças nas mudanças do ambiente escolar”.

Em sua dissertação, ela apresentou o resultado de pesquisas feitas com crianças de 4 a 6 anos de idade de uma escola municipal e de uma escola privada. Foram realizadas atividades comunicativas, como desenhos, para que as crianças pudessem expressar o seu ponto de vista em relação a quais melhorias elas esperam que a escola tenha. E as crianças mostraram que estão atentas a sua realidade, abordando não somente as melhorias necessárias no processo formativo como também as de estrutura predial.

Como produto final, a pesquisadora elaborou uma “Sugestão de um curso de extensão a distância”, que tem como objetivo fornecer um aprimoramento na formação dos docentes que trabalham com as crianças da educação infantil.

“A gente tem falado muito sobre participação infantil na prática do processo formativo dos profissionais. O resultado da pesquisa foi uma comprovação de que a criança tem realmente esse potencial para participar, para inserir mudanças na sociedade, mudanças na escola”, afirma Neusa.

“Como pesquisadora, profissional e cidadã, tenho colhido alguns frutos através do ponto de vista levantado pelas crianças. Já estão sendo incluídas nas instituições delas esses desejos, sonhos e necessidades que elas apontam. As crianças já estão ajudando a organizar o cotidiano da educação infantil”, avalia.

Neusa defendeu sua dissertação, que foi aprovada, no dia 13.dez.2019, no Campus Divina da Uninter, em Curitiba (PR).

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *