Combate à poluição plástica é lema do Dia Mundial do Meio Ambiente

Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi estabelecida na Conferência de Estocolmo, em 1972, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). O principal objetivo é chamar atenção das esferas públicas e privadas para os sérios problemas ambientais e a necessidade da preservação de recursos naturais.

“Todo dia é do meio ambiente, porque é nesse local que a gente vive, […] essa biodiversidade, todos os recursos que nela são produzidos. Mas sempre é bom ter uma data ou essa chamada mundial para sensibilizar principalmente quanto às ações que tomamos diariamente”, comenta a coordenadora de cursos de pós-graduação em Meio Ambiente da Uninter, Sandra Lopes.

O lema para 2023 é combater a poluição plástica (#CombataAPoluiçãoPlástica), uma das mais graves ameaças do planeta e para a saúde. Segundo o estudo global Vida Saudável e Sustentável 2022, 84% dos brasileiros querem reduzir o impacto pessoal sobre o planeta. O levantamento ainda mostrou que, na percepção do consumidor, marcas de cuidado pessoal, de produtos de limpeza e de alimentos e bebidas estão empenhados em ser ecologicamente corretos.

Até no ponto mais profundo do Oceano Pacífico, na Fossa das Marianas, há a presença de plástico. Segundo relatório da ONU, o plástico representa 85% dos resíduos marinhos e até 2040 o volume que flui para o mar triplicará, chegando a uma quantidade de 23 a 37 milhões de toneladas.

A poluição plástica representa uma grande ameaça aos três ambientes: solo, água e ar. O Brasil é considerado o quarto pais que mais produz lixo plástico no mundo, somando 11 milhões de toneladas por ano. Em 2021, no mundo todo foram geradas 139 milhões de toneladas métricas de resíduos plásticos de uso único (sem reciclagem), 6 milhões a mais do que em 2019.

A saúde fica comprometida a esses elementos. A exposição e ingestão direta e indireta do plástico pode ocasionar doenças graves ao longo da vida, não só para humanos, mas também para os seres vivos em geral e toda a biodiversidade do planeta.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi tema do programa Diversos da Pós da Rádio Uninter. Assista-o na íntegra clicando neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Catherine Sheila/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *