Novo game da Disney é sensação da indústria

Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo

Os maiores sucessos da Disney com certeza são suas animações e filmes em live-action. É difícil encontrar criança ou adulto que não tenha visto algum filme dessa gigante do entretenimento, prestes a completar 100 anos em 16 de outubro.

A companhia sempre soube usar muito bem suas criações em diferentes mídias para potencializar lucros. Logo depois de ver um filme ou animação, o espectador quer uma camiseta personalizada, um brinquedo, uma figura colecionável ou algum produto que simbolize sua afeição a essa marca. Dessa forma, a Disney também decidiu entrar no mundo dos games, que há anos é a indústria de maiores receitas no ramo do entretenimento.

O mercado de videogames tem expectativa de receita de 396 bilhões de dólares para este ano, superior aos de música (US$10 bi) e de cinema (US$38 bi). Incluindo receitas de jogos de consoles, computadores e dispositivos móveis, os valores representam oito vezes as receitas das indústrias de música e filmes combinadas. Os dados são da plataforma de análise de dados Statista.

O desenvolvimento e o reconhecimento da Disney no mercado de games começou nos anos 1990. Dos jogos mais famosos, se destacam: Aladim, criado em 1993 em adaptação à animação e para a plataforma MS-DOS; outro jogo famoso foi Goof Troof, de 1994, que traz os personagens Pateta e Max para o Super Nintendo; Kingdom Hearts, sucesso já deste século, deu início a uma nova era em 2002, em que a produtora do jogo já não era mais a Disney e sim a japonesa Square Enix, com novos personagens ao lado de figuras clássicas da Disney, para o PlayStation 2.

Com grandes sucessos e outros tantos jogos nesta esteira, hoje a nova aposta da empresa é o jogo Disney Dreamlight Valley. Especialista em Games e Gamificação na Educação, Fabielle Cruz explica que o jogo segue as premissas de games de simulação, vivendo o dia a dia do personagem. Lançado de forma paga e em acesso antecipado em 6 de setembro de 2022, o game será disponibilizado gratuitamente para multiplataformas ainda em 2023, sem dia anunciado.

A história do jogo se passa em um reino antes comandado por um soberano, que fazia todos os personagens viverem felizes e alegres. Por algum motivo, esse soberano some e faz com que os personagens se esqueçam de tudo, surgindo um mal no reino. O jogador deve ajudar os personagens a lembrarem quem eles são e quais atividades eles praticavam para erradicar esse mal.

Com o total de 29 personagens da Disney até agora, o jogo permite a interação com eles e diferentes níveis de amizades com cada um. Assim, você desenvolve os “roles”, as funções desempenhadas pelos personagens como jardinagem, pescaria, culinária, entre outros.

O principal objetivo é ativar pilares espalhados pelo mapa para dar fim à ameaça com ideais de amor, coragem, amizade etc. Além da história principal, os gamers vão poder contar com eventos, adquirir itens colecionáveis e customizáveis dentro do jogo, como roupas e acessórios para maior imersão.

O game foi tema do MGM – Music, Games and Movies de maio. O programa da Rádio Uninter teve apresentação de Arthur Salles com a professora da Escola Superior de Línguas Fabielle Cruz, disponível na íntegra neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gustavo Henrique Leal - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Divulgação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *