12º Olhar de Cinema inicia em 14 de junho

Autor: Natália Schultz Jucoski - Estagiária de Jornalismo

A 12ª edição do Olhar de Cinema acontece neste mês de junho, entre os dias 14 e 22. Durante a semana do festival, serão exibidos 87 filmes, entre longas e curtas-metragens nacionais e internacionais, tanto inéditos quanto clássicos nas salas do Cine Passeio e do Cineplex do Shopping Novo Batel.

O Olhar de Cinema existe desde 2012 e já é um dos festivais mais importantes do mundo na divulgação de cinema independente. Antonio Gonçalves Jr. cofundador e diretor artístico do festival, conta que o objetivo sempre foi de trazer filmes que as pessoas não teriam outra maneira de assistir se não fosse no Olhar. “As pessoas esquecem, ou às vezes nem sabem, que tem uma produção de cinema sendo feita no Brasil e no mundo inteiro que é extremamente interessante”, explica o produtor.

Muitos desses filmes acabam não tendo a oportunidade de exibição ampla porque não há espaço nas salas de cinema comerciais, por isso a importância do festival, que proporciona momentos de troca, compartilhamento e reflexão com pessoas de todos os lugares do mundo. É importante ressaltar que ainda existe uma carência de políticas públicas de incentivo à indústria cinematográfica. “A gente [precisa de] uma atenção mais especial para essa indústria, no entendimento das pessoas, dos agentes públicos, formadores de políticas públicas, que é uma indústria limpa, que gera riqueza, gera emprego, que desenvolve economicamente uma região”, diz Antonio.

Dentro do festival existem nove mostras: Competitiva Brasileira, Competitiva Internacional, Mirada paranaense, Novos Olhares, Olhares Clássicos, Pequenos Olhares, Olhar Retrospectivo, Foco e Mirada Paranaense. Além disso, serão oferecidos seminários, oficinas e sessões de debate.

O filme de abertura Casa Izabel é uma produção local e será exibido na Ópera de Arame, um dos cartões postais da cidade de capital, no dia 14, às 19h. O ponto turístico serve de casa para espetáculos musicais e teatrais e exibirá pela primeira vez um filme para cerca de 1.400 pessoas. Os ingressos variam de R$7 (meia entrada) a R$14 (inteira).

A programação completa e os ingressos estão disponíveis no site do festival. A Uninter é uma das patrocinadoras do festival, e a Central de Notícias Uninter (CNU) fará a cobertura de todos os dias do evento.

O Olhar de Cinema foi tema do programa Art& Cultura, da Rádio Uninter. Barbara Carvalho e Arthur Salles conversaram com o cofundador do festival Antonio Gonçalver Jr. Você pode conferir o episódio completo clicando neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Natália Schultz Jucoski - Estagiária de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Reprodução e divulgação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *