Com grade curricular ampla, Tecnologia em Gestão de Turismo é nota máxima no MEC

Autor: Nayara Rosolen - Jornalista

Existe o tempo ou a idade certa para uma transição de carreira? Não para os estudantes da Uninter, Fábia Villar, de 50 anos, e Rafael Marques, de 39 anos. Em comum, ambos possuem uma longa trajetória profissional em áreas consolidadas e agora almejam um espaço no mercado de trabalho voltado para a Gestão de Turismo.

O curso tecnólogo da instituição foi o responsável por mais uma nota 5 em 2023, conceito máximo do Ministério da Educação (MEC). Rafael, que finalizou a graduação em 2021, diz que o resultado da avaliação que aconteceu entre os dias 20 e 23 de março, gera “orgulho do diploma conquistado”. Já Fábia, que está no terceiro período, afirma que a nota só comprova que fez “a escolha certa” e garante que “o curso e a equipe merecem”.

“Me sinto orgulhosa, pois represento um grupo de professores extremamente competentes e comprometidos com o que há de melhor na área da educação. São profissionais que se dedicam diariamente em levar o conhecimento do turismo às mais diferentes realidades. Também me sinto imensamente feliz em garantir, para cada aluno do nosso curso, a melhor educação a distância em gestão de turismo”, salienta a professora Grazielle Ueno Maccoppi, coordenadora da graduação.

Ainda de acordo com a coordenadora, o desempenho é reflexo da dedicação de muitos atores distintos que formam a Uninter. Além dos docentes, os técnicos, os gestores, os estudantes e orientadores com múltiplas formações e com trajetórias profissionais distintas que se somam em prol da educação. Conjunto diverso e múltiplo de profissionais que geram iniciativas inovadoras que se integram em respeito a cada aluno.

O interesse pelo turismo, a princípio de forma pessoal, como turistas, foi o que aproximou o egresso e a estudante da área. Fábia está aposentada desde 2021, depois de 30 anos de trabalho administrativo, e decidiu encarar o novo desafio depois de muito pesquisar por diferentes instituições. Vinculada ao polo de Ubatuba, litoral de São Paulo, a estudante sempre “amou” viajar e não gosta de se acomodar.

“Por ser turista de nascença, resolvi fazer uma nova faculdade e pensei na área que amo, o turismo. Amo viajar, já viajei bastante… Imagina trabalhar na área? Unir minha experiência com uma nova profissão (…) A Uninter tem a educação à distância mais próxima que existe. As aulas interativas são sensacionais, tanto no aprendizado como na troca de experiência. No fim de toda aula, fico muito motivada, louca para trabalhar na área de turismo. O material online é muito bom, tem matérias deliciosas”, salienta Fábia.

Rafael tem a primeira formação em Letras-Português e atualmente também estuda o curso de Tecnologia em Assessoria Executiva Digital no polo da Uninter em Juiz de Fora (MG), onde é funcionário público municipal e atua como supervisor de gestão de captação de recursos para a educação, no cargo de secretário escolar II. Sempre encantado pela atividade turística, percebeu uma possibilidade de ingressar profissionalmente na área. Depois da formação, tem articulado para atuar na Secretaria de Turismo da prefeitura municipal de Juiz de Fora.

O egresso do curso optou pela instituição por ser “conceituada no mercado” e, durante a pesquisa que realizou, também a que mais oferecia diferenciais. Como a estrutura do polo na cidade, a disponibilidade de material didático, o acesso liberado a bibliotecas virtuais e aulas síncronas de revisão dos conteúdos.

“Outro diferencial está na possibilidade de o aluno escolher o perfil profissional que mais interessa. Isso foi fundamental para que eu pudesse montar parte da minha grade curricular com disciplinas voltadas para a minha atuação no mercado de trabalho (…) A participação no grupo de pesquisa me possibilitou compreender ainda mais o método científico, fazendo com que a pesquisa se tornasse uma importante prática pedagógica na minha formação acadêmica, por meio de novos conhecimentos, aprendizados e teorias”, conta.

Como ainda não atua na área de turismo, Rafael tem aplicado os conhecimentos adquiridos como pesquisador voluntário no Programa de Iniciação Científica (PIC) da Uninter no projeto “Práticas de Turismo na perspectiva da territorialidade e inovação”, vinculado à linha de pesquisa “Modelos Contemporâneos de Gestão e Inovação”.

“Valorizamos a particularidade e respeitamos a autonomia no aprendizado de cada aluno. Quando pensamos em diferentes realidades e contextos, somos conduzidos em entregar diferentes perspectivas e isso é perceptível na modificação da realidade de cada aluno. Assim, o desempenho do processo avaliativo é mérito inquestionável dos alunos que constituem o curso, são eles as evidências vivas da entrega de uma boa formação”, declara a coordenadora Grazielle.

Os acadêmicos também citam a estrutura curricular do curso e o corpo docente sempre qualificado e prestativo perante as necessidades no decorrer da graduação.

“Dentre as inúmeras inovações na estrutura, podemos destacar a formação por competência, que se integra de forma estruturada na entrega de um perfil profissional ampliado. Ou seja, o aluno tem a possibilidade de atuar de forma ampla no segmento do turismo, seja enquanto gestor, empreendedor, consultor de viagem ou na criação de novas formas de atuação. Para isso, trabalhamos com a oferta de disciplinas à escolha do aluno, ou seja, flexibilidade curricular. Desenvolvemos atividades práticas pensadas exclusivamente para a formação do profissional em gestão de turismo, além de contar com infraestrutura tecnológica própria que traz a agilidade e qualidade no atendimento aos alunos”, finaliza Grazielle.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Jornalista
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *