Com a palavra, os vencedores do primeiro concurso de resenhas de Serviço Social

Autor: Valéria Alves – Assistente Multimídia

Ao longo de quatro meses (11.nov.2019 a 20.mar.2020), os estudantes de Serviço Social da Uninter tiveram a oportunidade de participar do Li, Entendi e Opinei, primeiro concurso de resenhas promovido pelo curso. O projeto desafiou os alunos a resenharem um dos 16 livros do curso. Foram 46 resenhas inscritas, e, entre elas, 5 estudantes foram premiados.

Por esse motivo, seus trabalhos serão publicados no caderno Humanidades e Perspectivas da instituição, e todos também ganharão 20 horas adicionais, além das 40 horas complementares garantidas pela participação no concurso. Estes são os estudantes premiados:

  • 1º lugar – Milene Pereira da Costa (foto principal), 36 anos, terceiro período. Polo Marília (SP). Livro escolhido: Instrumentalidade e instrumentais técnicos do serviço social;
  • 2º lugar – Rosângela Ferreira Pardinho da Silva, 26 anos, quarto período. Polo de Suzano (SP). Livro escolhido: Classes e movimentos sociais: Uma perspectiva do serviço social;
  • 3º lugar – Juliane dos Santos Bezerra, 27 anos, quarto período. Polo de Imperatriz (MA). Livro escolhido: Instrumentalidade e instrumentais técnicos do serviço social;
  • 4º lugar – Elisa Cartegiane Bandeira, 42 anos, último período. Polo Venâncio Aires (RS). Livro escolhido: Supervisão do Estágio em Serviço Social da formação ao exercício profissional;
  • 5º lugar – Pierre Sander da Cunha Porto, 41 anos, último período. Polo Porto Alegre/Centro (RS). Livro escolhido: Estágio Supervisionado na formação do Assistente Social.

Milene, a vencedora do concurso, explica que o desenvolvimento da capacidade de leitura crítica é fundamental para a vida do estudante: “Ler é necessário para nossa formação acadêmica, principalmente nessa conjuntura que estamos vivendo. A leitura qualificada nos abre caminhos e nos permite sermos sujeitos propositivos, e consequentemente nos tornaremos profissionais aptos e qualificados para atuar em uma sociedade repleta de transformações.”

A equipe do Uninter Notícias conversou com cada um deles para saber sobre suas experiências como participantes do concurso. Confira:

O que te motivou a participar do concurso?

Milene: Foram os incentivos do meu marido, filha e da minha orientadora do polo, Thayse Palmela Nogueira. A cada debate e apresentação dos portfólios, ela me orientava a escrever um texto para Revista ou Caderno de Humanidades, sempre com elogios e críticas construtivas. Foi então que a Uninter lançou o projeto, e resolvi me inscrever. Essas pessoas que citei acreditaram em mim mais do que eu mesma.

Rosângela: A oportunidade de escrever minha primeira resenha acadêmica com a possibilidade de publicá-la e compartilhar meu aprendizado.

Juliane: O que me motivou a participar do projeto foi ser avaliada, buscar mais conhecimento para ver se estou no caminho certo.

Elisa: A busca por mais conhecimento e aprofundamento em um conteúdo que se faz muito importante na formação profissional. Além disso, também porque gosto muito de desafios.

Pierre: Faço parte do grupo de pesquisa da Uninter, sob supervisão da professora Áurea Bastos Davet. Como pesquisador, o concurso de resenhas foi desafiador para mim.

Como foi o processo de produção da sua resenha?

Milene: Não encontrei dificuldades na escolha do livro (Instrumentalidade e Instrumentais Técnicos do Serviço Social, de Ângela Maria Pereira da Silva), pois trata-se de um livro que anteriormente tinha sido ofertado na disciplina da grade curricular. Eu já havia feito a leitura e, por achar de extrema importância a obra, resolvi fazer a leitura novamente, dessa vez com um olhar voltado ao regulamento do projeto. Foram alguns dias para o processo de desenvolvimento da resenha, escrevi por partes, mas sem muitos obstáculos. Foi um conteúdo com o qual tive afinidade.

Rosângela: Para construir minha resenha levei mais ou menos uns 10 dias, pois precisei ler a obra escolhida e pesquisar outras resenhas críticas para desenvolver a minha, e revisá-la depois de construída. As maiores dificuldades que tive foram: Como começar uma resenha acadêmica (uma vez que ainda não tinha produzido um texto desse patamar); como resumir os capítulos da obra de forma coerente e objetiva; e quais citações utilizar. O livro que escolhi (Classes e movimentos sociais: Uma perspectiva do serviço social) é muito interessante e necessário para a formação do assistente social que lutará pela conquista de direitos. Sem dúvidas, escrever esta resenha foi um desafio muito enriquecedor e um incentivo para me dedicar mais nas leituras e escrever mais resenhas, já que isso contribuirá para minha formação.

Juliane: O processo de produção da minha resenha envolveu basicamente a leitura do livro, que no meu caso foi uma releitura pois já havia lido antes. Tive que analisar a autora, suas influências e resumir a minha análise sobre a obra, o que levou um tempo de 5 dias para concluir.

Elisa: O tempo necessário para que eu pudesse concluir a resenha foi de mais ou menos dois meses, se bem me lembro, pois o processo envolve a leitura e a interpretação do livro resenhado e a escolha das palavras certas, entre outros fatores importantes. Ao longo do processo passei por algumas dificuldades, e por vezes cheguei a pensar na troca do livro para resenhar devido a esse ser um pouco complexo, mesmo se tratando de um assunto do cotidiano do aluno.

Pierre: Como sou estudante da Uninter, este livro está disponível em nossa base curricular, eu também já o tinha lido, ficando até mais fácil para releitura. Não vi muitas dificuldades em escrever esta resenha, pois ao longo do curso, a Uninter disponibiliza em cada fase conhecimento para este tipo de escrita.

Você já tinha feito algum trabalho parecido antes? Como você avalia sua participação no concurso e como você acha que ele contribui para sua formação?

Milene: Essa foi minha primeira participação em um projeto ou algo semelhante, sempre gostei de ler e escrever, mas não praticava há algum tempo. Foi após meu ingresso no curso de Serviço Social da Uninter, e principalmente com os trabalhos de portfólio, que fui desvelando novas habilidades. Avalio positivamente minha participação no projeto, é de grande importância e contribuição para minha formação acadêmica. Além da oportunidade de participar e a conquista do “primeiro lugar”, adquiri horas complementares para meu curso. Agradeço à Uninter por proporcionar esses momentos, experiência que vou levar para a vida toda.

Rosângela: Ainda não tinha feito uma resenha desta categoria, os trabalhos que realizei antes foram bem mais simples. Participar deste concurso foi muito bom e proveitoso, pois me instigou a ler e pesquisar outras resenhas críticas que me ajudaram a aprimorar o conhecimento. Contribuiu até mesmo para testar meus conhecimentos, ver se de fato estou entendendo e absorvendo os conteúdos estudados ou se preciso mudar a estratégia de estudo. Desta forma, realizar um trabalho como este reforça ainda mais a importância de engajamento que um estudante de Serviço Social precisa ter, para assim se formar um profissional crítico, criativo e comprometido, que vive em constante pesquisa para um melhor entendimento da realidade.

Juliane: Já tinha feito um trabalho parecido mas era sobre um texto, o livro é uma obra mais complexa. Foi fascinante ler a obra, escolhi ela por achar o conteúdo direcionado ao serviço social e por conter fundamentos que um assistente social jamais deve esquecer. E isso me faz crescer como estudante e futuro profissional.

Elisa: Sobre as contribuições em participar do concurso, posso afirmar que é satisfatório ver que seu esforço valeu a pena e que mais um desafio foi vencido, ao meu ver esse é uma das maiores contribuições. Para a profissão, com certeza será ótimo poder acrescentar ao currículo, e além disso, pretendo continuar buscando outros desafios que possam contribuir para meu crescimento pessoal e profissional.

Pierre: Como mencionado, a Uninter disponibilizou a cada fase trabalhos, portfólios, o conhecimento que tenho sobre resenhas, assim como o grupo de pesquisa do qual faço parte há 3 anos. O grupo me embasou para esse desafio enquanto pesquisador, que foi para mim muito especial, até mesmo pela escolha do livro das nossas queridas professoras Adriane Brun e Sandra Aparecida, que admiro muito. Sem contar que enquanto estagiário do curso de Bacharelado em Serviço Social, este livro tem sido norteador para questões em campo de estágio.

A segunda edição do concurso já tem data definida: as inscrições já estão abertas e o prazo final para entrega da resenha do Li, Entendi e Opinei é 15.out.2020. Um total de 11 livros foram selecionados pela comissão avaliadora para que os estudantes possam escolher um deles para elaborar suas resenhas.

Para mais informações e realizar a inscrição, acesse esse link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Valéria Alves – Assistente Multimídia
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *