Os direitos da criança e do adolescente em debate na rede

Autor: Gabriel Prado - Estagiário de Jornalismo

Devido à condição de isolamento social que estamos vivendo, o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Uninter vem se tornando palco de diversos eventos acadêmicos. O professor Marcos Aurélio Silva, coordenador do curso de especialização Direitos da Criança e do Adolescente: Os Conselhos Tutelares, da Uninter, promoveu um debate online sobre o tema “Direitos da criança e do adolescente e rede de proteção”.

A videoconferência foi realizada no dia 15.jun.2020 e contou com a palestrante convidada Angela Mendonça, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do adolescente do Paraná (CEDCA).

A presidente do CEDCA define o que é a rede de proteção à criança e ao adolescente: “A rede não é um prédio, programa ou um serviço. Ela é uma metodologia de trabalho que faz as articulações de diferentes setores e instituições ser a luz dos direitos das crianças e dos adolescentes na sua integralidade”, descreve Angela.

Segundo a presidente, hoje a rede tem uma nova concepção de atendimento, o oposto do que já foi um dia, por não retirar a criança de suas famílias, e sim atendê-las em casa. Suas ações são sempre pautadas pelo desafio de garantir o respeito aos direitos previstos no ECA.

“Hoje temos um modelo de incompletude, para a rede é importante que a criança permaneça em sua família. Mas continuaremos a prestar serviços e suportes às famílias que precisam”, explica a presidente, esclarecendo que cada instância de atendimento e atuação é responsável por uma parte do trabalho, que se completa no todo.

Angela também aproveitou a oportunidade para dar dicas sobre como ajudar crianças ou adolescentes que passam por problemas em casa neste momento. Os alunos também puderam tirar as suas dúvidas e, ao final da palestra, compartilhar momentos de suas vidas.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Prado - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Kalhh/Pixabay e reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *