Cleberton corre para matar a fome dos outros

Autor: Mauricio Geronasso – Estagiário de Jornalismo

A busca pela quebra de um recorde motiva Cleberton Souza Oliveira, que descobriu em 2016 as corridas de longa distância e logo viu que ali era o seu lugar. Venceu a maior ultramaratona do Brasil e também da América do Sul em 2018 – foram 1.000 km em 169 horas e 40 minutos.

Depois, completou os 5.000 km no 15° Festival internacional de Ultramaratona, na Grécia, em 55 dias de corrida. O atleta narra sua trajetória para superar estes desafios em livros publicados neste ano (confira matéria escrita pelo jornalista Evandro Tosin aqui).

A busca por bater o recorde mundial de corrida em esteira, atingindo a marca de 1.001 quilômetros, motivou Cleberton a criar um Desafio Solidário, com o intuito de arrecadar alimentos para instituições de caridade. A ideia é disponibilizar esteiras e rolos para bicicletas durante os dias do evento, para que os inscritos se revezem correndo junto ao atleta. Os participantes coletam e doam alimentos.

Cleberton, que é gestor do polo da Uninter de Itaboraí (RJ), organizou o evento entre os dias 21 e 31 de julho de 2021, mas foi preciso suspender a ação por problemas técnicos, o que gerou um problema: “Muitos atletas já tinham aceitado o convite de participar remota e presencialmente comigo e não conseguiram mudar suas agendas”, conta o atleta.

Mas o adiamento forçado acabou se tornando benéfico, pois o evento cresceu. Cleberton decidiu percorrer diversas localidades do estado de São Paulo promovendo a iniciativa, e em suas andanças pôde correr com o “super humano” Carlos Dias, a ultramaratonista Fabiana Banwart, a dama de ferro das ultramaratonas Maria Auxiliadora Venâncio e o ultramaratonista Artur Guimarães. Nesse período, foram arrecadadas aproximadamente 12 toneladas de alimentos, além de medicamentos, peças de vestuário e cobertores.

Mas a busca pelo recorde continua e o Desafio Solidário Internacional já tem nova data para acontecer. Entre os dias 02 e 12 de setembro de 2021, na Praça Marechal Floriano Peixoto, em Itaboraí (RJ), Cleberton tentará quebrar o recorde de corrida em esteira. Qualquer pessoa, além de doar alimentos, poderá também participar correndo na esteira ao lado de Cleber e de outros atletas renomados no esporte.

As inscrições podem ser realizadas através do site oficial do evento, no formato de compra da camiseta oficial e ou doação de cesta básica, ambos no valor de R$ 60,00, que automaticamente garante o direito de correr. A ação contará com transmissão via internet, de forma que simultaneamente atletas de outras localidades do Brasil, além de seis outros países, estarão correndo em esteiras e até mesmo nas ruas, motivando suas comunidades locais a doarem alimentos.

“O interessante é que aconteceram outros desafios solidários que nem eu que sou o idealizador sabia, como foi o caso do DSI Uberaba (MG) e DSI Carbonita (MG), que eu soube só depois que já tinham terminado, através de vídeos, fotos e arrecadações. O DSI era um evento privado, que virou público, ficou grande e hoje está gigante. Todos correndo por uma causa. Trocando suor por alimento. Alguns, como eu, decidiram que não correrão mais se não for para ajudar alguém”, finaliza Cleberton.

Para saber como contribuir a até mesmo participar do evento em sua localidade, acesse o site oficial clicando aqui. Você também pode acompanhar a realização pelo Instagram.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Mauricio Geronasso – Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *