Ciclone bomba – entenda como se forma

Autor: André Maciel Pelanda e Rodrigo Berté

O Sul do Brasil é caracterizado por frequentes encontros de massas de ar frio oriundas da região Sul da América do Sul, especialmente da Argentina, e massas de ar quente oriundas da região Norte brasileira. Quando existem esses choques de massas de ar de diferentes origens, ocorre a possibilidade da geração de severos temporais, motivo pelo qual a região Sul e parte do Sudeste do Brasil, bem como algumas regiões da Argentina, Uruguai e Paraguai, são caracterizadas por serem o corredor dos tornados da América do Sul.

A nomenclatura foi criada pela Rede de Estações Urbanas de Climatologia de São Leopoldo (RS), já que depois do corredor dos tornados localizado na região central dos Estados Unidos, esta região específica da América do Sul é o local no mundo em que existe uma maior probabilidade da ocorrência deste fenômeno.

Além da ocorrência de tornados, estas características meteorológicas propiciam condições para a formação de outros fenômenos, como o “ciclone bomba”, que atingiu nos últimos dias, os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. É relativamente comum que ocorra na região Sul nos meses de primavera e outono, no entanto, a grande surpresa foi a ocorrência dele em pleno inverno e com uma intensidade considerada elevada, com o registro de rajadas acima de 100 km/h, causando estragos em muitas residências, barracões industriais e celeiros, nas regiões mais afastadas das grandes cidades, fazendo com que muitos municípios decretassem estado de emergência em função dos danos causados.

Nos próximos dias, ainda existe a possibilidade de ventos e mar agitado na costa da região Sul brasileira (especialmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul), e também as temperaturas devem cair bastante, principalmente nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No ano de 2004, foi registrado o primeiro furacão no Atlântico Sul, batizado como Furacão Catarina, que atingiu Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A tempestade se desenvolveu no oceano a partir de um ciclone extratropical e se intensificou até ser classificado por especialistas como furacão, e gerou rajadas de até 155 km/h, deixando milhares de pessoas desabrigadas e causando grandes prejuízos na infraestrutura dos municípios mais atingidos, especialmente os localizados ao longo da costa.

É de grande importância que o poder público crie planos de contingência em casos de ocorrências destes fenômenos meteorológicos, que podem causar danos significativos ao patrimônio, sejam em regiões costeiras ou interioranas. É fundamental monitorar as condições meteorológicas destas regiões de uma maneira eficiente para que seja possível estar preparado e lidar adequadamente com este tipo de emergência.

* André Maciel Pelanda é professor do curso de Gestão Ambiental da Uninter. Rodrigo Berté é diretor da Escola de Saúde, Biociência, Meio Ambiente e Humanidades da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: André Maciel Pelanda e Rodrigo Berté
Créditos do Fotógrafo: GOES-East/ABI, NASA


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *