Esteticista explica como devemos cuidar da pele

Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo

A pele é o maior órgão do corpo humano, e assim como todos os outros órgãos, é indispensável à vida. Os cuidados com a pele servem não apenas para se manter uma boa aparência, mas também para manter em bom estado a saúde corporal.

A palestra ministrada pela esteticista Lucineia Leite na I Jornada de Estética e Cosmética On-line, da Uninter, abordou o tema “Melasma, protocolo do tratamento estético não invasivo”. A professora Rita de Cassia Alberini, tutora do curso de Estética e Cosmética da Uninter, fez a mediação da palestra.

A palestrante explicou que o melasma é uma hiperpigmentação da pele. Apesar de causar um incômodo estético em algumas pessoas, o melasma é uma forma de proteção que a pele tem contra alguns fatores que podem lhe causar problemas. É importante que o paciente entenda o que está causando o desiquilíbrio na pele, o que causa o surgimento das manchas. Esse é o caminho certo para fazer um tratamento adequado.

Lucineia enfatizou que é preciso entender a história de cada paciente que procura um tratamento estético. “A pele precisa de muitos cuidados, por isso procuro ter muito cuidado com o meu paciente. Quando o paciente está na consulta clínica, é como um confessionário, preciso entender o problema para poder ajudar”, explica.

O paciente que procura um tratamento de pele precisa preencher uma ficha para explicar seus hábitos diários, que trazem consequências para a saúde da pele. Por exemplo, quais produtos de beleza já usou, quais medicamentos toma, como é a sua alimentação, qual é a sua carga de preocupação, se a pessoa se expõe muito ao sol. Esses fatores têm grande impacto sobre a pele, e podem resultar em manchas indesejadas.

Ao final do evento, Lucineia agradeceu pela oportunidade de participar do evento. “Para participar desse evento como palestrante, a gente tem que amar muito a nossa profissão. A minha atividade profissional é a minha paixão. Fico emocionada por compartilhar um pouco do meu conhecimento”, disse ela.

A professora Rita agradeceu a contribuição dos profissionais que prestaram auxílio durante a jornada científica, destacando a importância do evento para a formação profissional dos estudantes do curso: “Com o auxílio de cada um que nos ajudou nessa jornada científica de estética e cosmética, podemos contribuir para a formação de excelentes profissionais, e quem vai ganhar com isso é o mercado de trabalho”, conclui Rita.

Você pode assistir à palestra na página I Jornada Científica de Estética e Cosmética On-line, no Facebook.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Vitor Diniz - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Ekaterina Bolovtsova/Pexels e reprodução Facebook


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *