Casal de septuagenários se forma em Teologia pela Uninter

Autor: Rafael Rodrigues*

“Já temos uma longa história com a igreja”, conta Deusdedit Leão Monteiro de Resende, 78 anos, em sua casa em Juiz de Fora (MG). Sua residência, além de abrigar a família, também já serviu como retiro para fiéis da Igreja Católica. “Já reservamos a casa para mais de 40 jovens aqui”, confirma a esposa Maria Helena Inacarato Resende, 77 anos.

Sentados de mãos dadas e pernas cruzadas no sofá, ao lado de imagens religiosas e de um piano, o casal fala com alegria sobre a conclusão do curso de Teologia na Uninter. “Já entregamos os trabalhos finais e estamos montando a catequese online para fiéis que desejam estudar a palavra de Deus e aprender mais sobre esse amor pela igreja e pela palavra”, conta Deusdedit.

Estudando e trabalhando juntos pela igreja

Mas a história do casal com a igreja vai muito além do diploma. “Há muitos anos nós queríamos realizar o curso de Teologia. Temos uma grande história com a igreja, participamos do coral, dos eventos, palestras, pregações, viagens, e, por isso, nunca tínhamos tempo. Até que um amigo nosso, da igreja, nos indicou a Uninter e o sistema de Educação a Distância (EAD) e vimos ali uma oportunidade de realizar esse sonho”, destaca Maria Helena. “Sempre estudamos bastante, lemos além do currículo, então para nós foi maravilhoso. Fizemos pela vontade de servir mais, dar o nosso melhor para Deus. Era o mínimo que podíamos fazer”, comenta.

Desde 1979 o casal se dedica ao trabalho no Encontro de Casais com Cristo, palestrando para homens e mulheres, levando os ensinamentos bíblicos e as doutrinas.

Vindos do Rio de Janeiro, onde atuavam na Renovação Carismática, chegaram em Juiz de Fora em 1992, para participar da Equipe Nossa Senhora. Inclusive, foi Deusdedit quem iniciou o processo de trazer a música para a Igreja de São Mateus, situada na região sul da cidade “Tinha apenas um órgão e nessa época eu já tocava guitarra. Quis ajudar. O padre me questionou, dizendo ‘você acha apropriado esse instrumento na igreja?’. Eu disse que sim, e toquei lá no altar. Deu certo, a igreja vibrou. Eu já tinha 50 anos e também fui participar do grupo jovem, cantando com os irmãos. E assim ajudamos a criar o Ministério de Música. Foi um chamado de Deus”, explica.

Obras para a cidade

O casal também foi responsável por trazer o canal Canção Nova para Juiz de Fora. “Conversamos com o prefeito, na época, e fizemos uma rifa para ajudar no pagamento dos aparelhos. Batemos de porta em porta para vender e conseguimos quitar tudo, e está aí até hoje”, conta Deusdedit, com um sorriso no rosto. Graças ao feito, surgiu o grupo musical Sacrosanto, que grava músicas para a TV Católica. Além disso, o casal promoveu o projeto Barzinho de Jesus, movimento que se iniciou no Rio de Janeiro, voltado para a evangelização de jovens.

A Rádio Catedral também teve a participação do casal Deusdedit e Maria Helena: “Trabalhamos juntos gravando sobre a Palavra de Deus e respondendo perguntas dos ouvintes sobre a Bíblia, a igreja e o Cristianismo. Muitos fiéis não têm o conhecimento sobre todos esses assuntos e deixávamos o telefone aberto para estarmos em contato com a população”, conta.

 Novos rumos

Com esta vasta experiência com a igreja, com o apoio dos padres e da comunidade, eles se formaram juntos em Teologia e agora vão expandir a sua atuação ensinando para jovens e adultos. “Montamos a catequese porque sentimos falta de uma programação adequada e formatada para as necessidades da igreja e dos alunos. Nós estudamos muito, formatamos as aulas e preparamos todo o projeto. Nós estávamos tão apaixonados pela catequese que o assunto se tornou o nosso tema de monografia. E agora vamos adiante com as aulas”, destaca Maria Helena. “Eu já dei catequese antes para crianças, mas a partir do estágio que realizamos com o padre Tarcísio, aprimoramos essa parte. A gente tirava as dúvidas, montava o conteúdo, corrigia com o padre e assim trabalhávamos juntos”, conclui.

As aulas serão online e ministradas pelo casal. Em breve, será disponibilizado o link para acompanhar o ensino da catequese para jovens e adultos. “Sabemos que o jovem precisa trabalhar, estudar, então foi o caminho para continuarmos o nosso trabalho e ajudar os nossos irmãos”, finaliza Deusdedit.

A gestora do polo de Juiz de Fora, Maria Dornellas, ressalta o empenho dos alunos e o desejo de se reinventar, mesmo após os 70 anos de idade. “Eu fiz o primeiro atendimento com eles e indaguei sobre o motivo de realizar o curso, e eles responderam que tinham esse desejo de estudar mais e era importante para atuar nas igrejas, principalmente na Catedral Metropolitana, e com a comunidade. Eu me senti feliz, honrada de fazer parte deste sonho deles através da Uninter, e por conseguir estar com eles nessa caminhada”, relata a gestora.

“Eles fizeram o vestibular e começaram a estudar. Um sempre deu apoio para o outro, iam ao polo juntos para realizar as avaliações e apresentar os trabalhos. A grande mensagem e reflexão que eles deixam para nossa cidade, nossa sociedade, é que não existe limite de idade para começar um projeto, um curso, basta ter atitude e se empenhar. O curso a distância nos propicia muitas possibilidades”, conclui Maria Dornellas.

* Rafael Rodrigues é assessor de comunicação do polo de Juiz de Fora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Rafael Rodrigues*
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Rafael Rodrigues


1 thought on “Casal de septuagenários se forma em Teologia pela Uninter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *