Polo São José dos Campos doa sistemas de ar-condicionado a hospitais da região

Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo

Na busca de soluções contra o novo coronavírus, diversas instituições públicas e privadas vêm se unindo ao redor do mundo. Uma parceria entre o polo Uninter São José dos Campos (SP), a indústria de alimentos JBS e a Enebras, empresa especializada em aparelhos para a área da saúde, realizou recentemente a doação de dez sistemas de ar-condicionado e de esterilização do ar para hospitais da região do Vale do Paraíba, em São Paulo.

Ao todo, nove hospitais foram contemplados com um aparelho cada, com exceção do GACC (Grupo de Assistência à Criança com Câncer), que recebeu dois. Os outros são: Pio XII, Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, São Francisco de Assis, Unidade de Retaguarda de Jacareí, Santa Casa de Lorena, Cruzeiro, Misericórdia de Aparecida e Santa Casa de Cachoeira Paulista.

“Para o GACC, é extremamente importante, uma vez que as crianças e jovens em tratamento de câncer estão imunodeprimidos pela quimioterapia, apresentando um alto risco de desenvolverem infecções graves, que podem inclusive levar ao óbito caso sejam infectados por microrganismos que se dispersam pelo ar como vírus, bactérias, fungos e microbactérias”, comunica a equipe do GACC sobre a doação.

Os equipamentos entregues entre agosto e setembro deste ano contam com a tecnologia Atmus, criada especialmente pela Enebras durante a pandemia como forma de prevenir a propagação do vírus em ambientes hospitalares. O desenvolvimento teve o apoio da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica).

O sistema proporciona uma pressão negativa para que o ar dentro do quarto seja controlado e fique abaixo da pressão dos demais espaços, o que impede sua disseminação. O ar contaminado passa por um filtro e é expelido sem os organismos nocivos para o ambiente externo do hospital.

É comum que clínicas e hospitais tenham medidas semelhantes, mas são soluções que demandam projetos de engenharia durante a construção ou reforma das estruturas. A rápida chegada da Covid-19 impediu que reconstruções do tipo fossem feitas, porém pôde contar com a agilidade dos responsáveis pelo Atmus. O protótipo do modelo foi desenvolvido em 15 dias.

O gestor do polo e diretor do grupo educacional ITS (Instituto de Tecnologia e Saúde), Alexandre Araújo, definiu as instituições com base no seu atendimento público e filantrópico. Além disso, os hospitais já são parceiros de longa data do grupo, com cursos de referência na área da saúde ofertados desde 2003 na região.

“A gente está aproveitando o momento para estreitar esse relacionamento com os nossos parceiros, tendo em vista que devemos vir a ofertar os cursos da área de Saúde da Uninter, e com isso fortalecer a parceria com os hospitais da região”, explica a gerente comercial do ITS, Andréia Carvalho.

Ela aproveita para adiantar mais uma inovação do polo local: em breve será o terceiro do Brasil a contar com os cursos de Saúde da Uninter na modalidade semipresencial. Os cursos ofertados no modelo serão os de Biomedicina, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia e Estética e Cosmética.

Junto da Enebras, o ITS ficou responsável pelo transporte e instalação dos equipamentos. O instituto também garantiu o suporte técnico dos aparelhos de ar-condicionado por um ano.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Polo São José dos Campos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *