Médico ingressa no curso de Filosofia para entender melhor a condição humana

Autor: Célia Rennó - Jornalista

Rodrigo Neves é um jovem médico de 26 anos que acaba de ingressar no curso de bacharelado em Filosofia da Uninter, no polo de Itajubá, no Sul de Minas Gerais. Seu objetivo é enriquecer sua prática profissional, entendendo melhor a vida e o mundo. Formado pela Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIt) em 2018, ele atua na rede básica de saúde do município e, ao mesmo tempo, prepara-se para a prova de residência em psiquiatria.

A paixão pela filosofia começou quando Rodrigo tinha apenas 16 anos e leu “O Contrato Social”, de Rousseau. Ficou mais apaixonado ainda quando conheceu o filósofo Michel Foucault. Desde então, nutria o sonho de estudar Filosofia, o que hoje ele associa diretamente à sua prática profissional, em sua busca por “entender as pessoas, ter empatia, desenvolver um senso de existência recíproca”.

Rodrigo cursou Medicina em duas instituições que utilizam metodologia presencial. Ele não conhecia a Educação a Distância e descobriu o polo perto de casa, onde mora com o pai, também médico, e a mãe. Examinou a grade curricular e decidiu se matricular.

Ele conta que está bastante otimista quanto à abordagem ampla do curso. “Posso ser um médico melhor na hora de acolher um paciente com suas queixas”, comenta o calouro. “Afinal, o principal ponto de convergência entre a Medicina e a Filosofia é o ser humano”, conclui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Célia Rennó - Jornalista
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *