Capacitar quem fará a inclusão de pessoas com deficiência é essencial para incluir de fato

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

Quando se trata de inclusão, capacitar os profissionais envolvidos é essencial em qualquer área. O Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE) da Uninter promoveu, no dia 8 de agosto, uma capacitação para professores de vários cursos, entre eles Educação Física, Música e Artes Visuais, com o intuito de prepará-los para o trabalho com alunos que possuem deficiência visual.

A coordenadora do SIANEE, Leomar Marchesini, fala sobre essas capacitações e de sua relação com o setor. “A capacitação de professores da Uninter para o trabalho com alunos com deficiência é essencial para o SIANEE, uma vez que a missão do setor é criar condições compatíveis para que pessoas com deficiência possam estudar na instituição, com pleno aproveitamento dos conteúdos do programa”.

Ela também salienta como isso é positivo na carreira dos professores. “Para o atendimento educacional especial de alunos com deficiência visual, a capacitação de professores é essencial, pois muitos deles nunca conviveram com pessoas cegas e desconhecem como conduzi-las e como se comunicar com elas, em contexto de aprendizagem”.

Agora já preparados, os educadores podem entrar em ação. “Uma vez esclarecidos, eles adaptam suas práticas em sala de aula, no sentido de promover a acessibilidade comunicacional e pedagógica para os alunos cegos ou com baixa visão”.

No decorrer da capacitação, também foi realizada uma roda de conversa com a professora do Instituto Paranaense de Cegos (IPC), Lilian Biglia. Ela orientou os docentes no atendimento ao aluno Eduardo Sant’Ana, do curso de Educação Física semipresencial, que tem deficiência visual total.

Embed HTML not available.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo Sianee


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *