Campeão do Masterchef fala sobre empreendedorismo para alunos da Uninter

Autor: Nayara Rosolen - estagiária de jornalismo

 

O empreendedorismo está atrelado a várias áreas de atuação, inclusive a gastronomia. O vencedor do programa Masterchef Revanche (2019), Vitor Bourguignon, esteve presente no evento Empreendedorismo e Sabores da Uninter, que aconteceu a última terça-feira, 03.03.2020, compartilhando toda a sua trajetória profissional dentro e fora da cozinha.

Segundo Vanessa Estela Rolon, coordenadora dos cursos de Administração e Gestão Estratégica Empresarial, o evento foi planejado para que os estudantes fossem recepcionados em grande estilo e para comemorar a nota 4 dos alunos de Administração no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

“A gente acha importante eles terem contato com um caso de sucesso para poderem se inspirar em relação a empreendedorismo, mas também em tantas outras situações como liderança, trabalho em equipe, resiliência. Os alunos, principalmente os administradores, se deparam muito com isso”, explica a professora.

Além de sua trajetória nas duas vezes em que participou do reality gastronômico, a primeira em 2017 e a segunda em 2019, quando foi campeão, o empresário também abordou vários outros temas em relação aos desafios encontrados dentro da profissão e a ligação deles com a carreira profissional, falando sobre a forma com que se pode aplicar os aprendizados no dia a dia.

Os alunos que participaram do evento presencialmente, e também os que acompanhavam o bate-papo pela live transmitida no Facebook da Uninter, puderam interagir tirando dúvidas ao longo da palestra.

Antes e depois do MasterChef

Formado em Direito, Bourguignon chegou a tirar a carteira da Ordem de Advogados do Brasil (OAB), mas não se encontrou profissionalmente na área. “Desde que eu terminei o curso eu sabia que não era aquilo que eu queria, então me aventurei empreendendo, tive uma empresa de mídia out of home por um período de dois anos, mas ainda não era o que eu gostava”, contou.

Vitor tinha paixão pela gastronomia e aproveitava todos os momentos entre amigos e familiares para colocar em prática suas habilidades na cozinha. Quando surgiu a oportunidade de entrar pela primeira vez no programa Masterchef, tomou coragem para largar tudo e fazer aquilo que sempre quis. “O programa me possibilitou, me abriu essa porta e foi basicamente um divisor de águas profissional”, comenta.

Logo após o fim de sua primeira participação, teve a oportunidade de trabalhar por três meses no restaurante da chef Paola Carosella, jurada do programa, e ao final recusou o convite para ser efetivado. “Passado esse tempo, eu senti que suguei tudo aquilo que eu podia em termos de técnica, de preparo, de administração de uma cozinha; e também foi o momento quando eu tive a possibilidade de abrir o meu negócio aqui em Curitiba”, explica Bourguignon.

Entre sua primeira e segunda participação no Masterchef, buscou se especializar optando por cursos modulares, ao invés da graduação, aprendendo com grandes chefs renomados. Hoje Bourguignon divide seu tempo em vários empreendimentos, sendo eles a “Smash! Burgers”, uma hamburgueria que já tem uma nova franquia em vista para esse ano, uma loja só de strogonoff, que será inaugurada ainda este mês na vila gastronômica Santa Villa, localizada no bairro Xaxim, em Curitiba, além da sociedade que tem em um açougue, o “Boi and Beer”.

Ainda que carregue toda essa carga de experiência empreendendo, o ex-MasterChef acredita que a gastronomia o ajuda mais na parte empreendedora do que o contrário. “É uma área de muita prática, óbvio que requer um talento, uma certa disposição para fazer. É claro que você tem que ter planejamento, saber controlar o tempo, controlar as emoções, tudo está ligado. Mas eu acredito que a gastronomia me ajuda mais no empreendedorismo por ser realmente a minha vocação e poder explorar esse lado empreendedor”, finaliza.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - estagiária de jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Lucas Vasconcelos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *