Jornalistas explicam rotinas da Rádio Banda B a alunos de Jornalismo

Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo

Profissionais do Grupo Banda B, emissora de rádio e portal de notícias de Curitiba (PR) e região metropolitana, estiveram no Campus Tiradentes da Uninter para participar de um bate-papo sobre “Radiojornalismo em Curitiba: características e oportunidades”. A conversa aconteceu com os estudantes de Jornalismo que estão atualmente na Unidade Temática de Aprendizagem Mídias Sonoras.

As conversas aconteceram em dois momentos, no dia 02.03.2020 pela manhã e no dia 04.03.2020 à noite, sob mediação da professora Mônica Fort, que ministra as aulas da disciplina de Radiojornalismo. O encontro no período da manhã contou com a presença de Elizangela Jubanski, repórter do Portal e da Rádio Banda B, e de Geovane Barreiro, coordenador de jornalismo da rádio (fotos 2 e 3).

Para dar início ao bate-papo, Jubanski contou um pouco sobre a emissora e o tipo de conteúdo que ela produz. A Banda B é uma rádio AM focada na produção de conteúdo noticioso. Durante a conversa, Jubanski ainda comentou sobre a importância da versatilidade e do improviso, necessários para adaptar-se aos possíveis imprevistos do cotidiano. Barreiro contribuiu para a conversa comentando sobre a rotina de produção, não apenas da Banda B, mas de emissoras de rádio em geral, e sobre a realidade das rádios curitibanas.

O segundo encontro teve a presença do repórter Luiz Henrique de Oliveira (foto 1, no destaque). Assim como seus colegas, Oliveira falou um pouco sobre seu dia a dia dentro da Rádio Banda B, local onde trabalha desde a graduação. O jornalista também comentou sobre as dificuldades da área, inclusive a financeira, as diferenças entre a prática jornalística na rádio e no portal de notícias, a construção e a cobertura para as matérias, e ainda como os ouvintes consomem o conteúdo.

Tanto Luiz quanto Elizangela foram alunos da professora Mônica Fort quando ainda estavam na graduação. Para ela, promover esse tipo de interação entre estudantes e profissionais atuantes no mercado é fundamental para mostrar como os conteúdos desenvolvidos em sala se aplicam à realidade. “Tive a oportunidade de conhecer os convidados que procurei apresentar aos estudantes quando eram alunos de jornalismo, anos atrás. É com muito orgulho que observo suas atuações e desempenho profissional e, por isso, sei que podem colaborar nas aulas”, comenta.

 

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Julia Siqueira - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *