Brasil conheceu 253 talentos sem precisar sair de casa

Autor: Evandro Tosin, Barbara Possiede e Julia Siqueira

A campanha 1minutodetalento desafiou os alunos e colaboradores da Uninter a mostrar suas habilidades em um vídeo curto, de no máximo 1 minuto, sem sair de casa. De 13 de abril a 15 de junho, 253 vídeos foram publicados na página do Facebook do Uninter Notícias, alcançando mais de 60 mil visualizações.

Entre os diversos talentos apresentados, foi possível assistir a alunos, professores e colaboradores da Uninter tocando um instrumento (60), cantando (35), fazendo as duas coisas juntas (47), pintando ou desenhando (14), dançando (14), declamando poesia (18), fazendo artesanato (17), encenando trechos de peças de teatro (5), fazendo maquiagem (6), entre outros talentos diversos (37).

A campanha agitou a comunidade Uninter pelo país, de Norte a Sul, Leste a Oeste. Confira no gráfico o perfil e o local dos participantes.

 

Entre todos os vídeos recebidos, 94% foram produzidos por alunos da Uninter. Os estudantes de Licenciatura em Música foram os que mais subiram ao palco virtual. Cantar ou tocar um instrumento é com eles mesmos. Ao todo, foram 41 participantes, entre músicos e futuros docentes da área musical, com a voz afinada e que dominam os instrumentos: violão, piano, teclado, flauta, bateria, sanfona e guitarra.

A música brasileira apareceu no seus mais variados ritmos. De Manaus (AM), a estudante do curso de Licenciatura em Música Nadja Hoyos participou com o hit Bate forte o tambor, que marcou a década de 1990. Ao som do piano, foi possível mergulhar mais fundo com Erik Souza, de Açailândia (MA). O forró marcou presença com a cantora Jaidete Martins, e ainda pudemos ouvir música celta no violino de Cleude William Silva Santos, de Belo Horizonte (MG).

Os discentes de Licenciatura em Artes Visuais não ficaram para trás. Ao todo, 20 estudantes do curso tiveram seus vídeos publicados. O aluno Silvio Tapajós, da cidade de Itaituba (PA), apresentou uma mini peça de teatro, intitulada Sonho de um confinado. Silvio já está fazendo carreira na internet: ele foi o vencedor do primeiro festival de monólogos do Cinepalco, evento totalmente online promovido pela Escola de Artes do Rio de Janeiro.

Com os vídeos do 1minutodetalento também pudemos conhecer a obra O cortador de cana, de autoria de  Jane de Lourdes Ambrozini, da cidade de Olímpia (SP). Ela conta que a pintura em óleo sobre tela foi feita para homenagear os trabalhadores do Piauí e do Maranhão que realizavam a colheita manual da cana.

A campanha também permitiu nos emocionarmos com o teclado de Silvana Candido, de Palotina (PR), aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia. E refletir sobre os tempos atuais com o poema Tudo decreto, de Kalupyça Fernandes, também estudante de  Pedagogia, da cidade de Natal (RN).

Os estudantes de Jornalismo não ficaram de fora do desafio e enviaram 13 vídeos.  Luana Joly, por exemplo, nos fez voltar no tempo da discoteca através da interpretação de danças características dos anos 1980 e 1990.

A dança foi presença constante na campanha, trazendo energia e vibração. Minelvina do Lago, do curso de bacharelado em Educação Física do polo da Uninter em Indaiatuba (SP), enviou seu vídeo e explicou sua paixão pela dança: “A dança nos faz movimentar toda a estrutura corporal, além de fazer com que seu sangue circule com maior frequência ao coração. Dançar faz bem para corpo e mente”.

A região sul do país foi a que teve maior participação no 1minutodetalento. Riverton Novais Duarte, estudante de Metodologia do Ensino na Educação Superior na cidade de Palmeira das Missões (RS), é músico e compartilhou em seu vídeo a sua paixão pelo rock. “Fico muito grato em participar, isso permite mostrar o trabalho da gente”, diz.

A região Sudeste também marcou presença em peso na campanha. Ana Carolina Tavares, de Indaiatuba (SP), é estudante de Jornalismo e contou que atividade foi interessante para estimular a criatividade. “Eu quis mostrar um pouco do meu curso, o que eu pretendo fazer, que é apresentar um telejornal. Foi uma ideia criativa para trabalhar nossas habilidades, muitas delas que a gente não sabe que possui, ou que sabemos e precisamos aperfeiçoá-las”, enfatiza.

Ana Carolina não foi a única que aliou o talento com o conteúdo do curso de graduação. André Theodoro, de Rondonópolis (MT), utilizou os conhecimentos do curso de Engenharia Elétrica para desenvolver um sistema simulando semáforos no Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica.

Outra categoria que animou a campanha foi a maquiagem. Tamires Maria do Bonfim, de Petrolina (PE), aluna do curso de Gestão Comercial e Marketing Digital, compartilhou sua arte ao som do forró nordestino. A curitibana Thayrine Medeiros de Souza, estudante de Direito, também se destacou ao se maquiar.

Seja com pincéis, sombras, tintas, telas ou com o próprio corpo, diversas foram as manifestações artísticas que o projeto reuniu. “Achei essa iniciativa maravilhosa. Durante esse período de pandemia muitos artistas ficaram ansiosos, sem saber como usar a sua arte nesse momento. E durante o ‘1minutodetalento’ muitos de nós puderam expor seus sentimentos através do vídeo. Que essa iniciativa continue até mesmo depois que tudo passar”, relata Edna Adriana Pereira da Costa, estudante de Licenciatura em Artes Visuais em Garuva (SC), que também deu a sua contribuição.

A campanha continua. Você, aluno da Uninter ou colaborador vinculado à instituição, ainda pode participar. Qual a sua habilidade? Envie seu vídeo via WhatsApp no número: (41) 99941-3837. Veja no nosso canal no Youtube todos os vídeos da campanha.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin, Barbara Possiede e Julia Siqueira
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *