Bilhões de dólares e milhares de vidas: como opera o tráfico humano

Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo

Geralmente motivados em busca de uma vida melhor, um sem-número de pessoas cai anualmente nas armadilhas do tráfico humano. A vulnerabilidade social e a falta de políticas públicas eficientes assentam o terreno para a exploração da vida humana em diversas formas. Exploração sexual, extração de órgãos e tecidos, trabalho forçado, transporte de drogas: nas mãos dos exploradores, o corpo é negociado como mercadoria.

A Maratona Ecos do Brasil, realizada pela Uninter em 25.set.20, abordou o combate à biopirataria em 14 palestras. As 12 horas de conteúdo foram finalizadas com a apresentação Tráfico humano para fins comerciais e sexuais. A transmissão teve a presença do professor e coordenador do curso de Serviço Social, Dorival da Costa, e da professora e coordenadora do curso de Gestão em Saúde Pública, Ivana Busato.

O tráfico de pessoas data de séculos. A utilização de seres humanos subjugados para distintos fins acompanha o próprio desenvolvimento das sociedades. Somente no século 20, a partir da Convenção de Genebra de 1956, foram criadas medidas internacionais de proibição da prática. Dos escravos de guerra da Roma Antiga à comercialização de drogas por meios de “mulas” (pessoa usada para transportar drogas ilegais entre fronteiras) da atualidade, a exploração alheia do corpo humano é um fenômeno histórico e complexo.

De acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), o crime movimenta US$ 150 bilhões por ano. A prática é a quarta atividade criminosa mais lucrativa do mundo, atrás da extração de madeira, do narcotráfico e da falsificação. Só em 2016, mais de 25 mil vítimas foram identificadas em 97 países pela UNODC (Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime).

A agência acredita que os números não relatados sejam ainda maiores: 2,5 milhões de vítimas a cada ano. Já a OIT aponta para mais de 20 milhões de pessoas em “trabalho forçado, sexualmente explorado ou mantido em condições análogas à escravidão”.

O aliciamento é a base para a rede que movimenta o tráfico humano. Suas ações consistem no abuso da fragilidade das pessoas, conquistando o controle sobre seus corpos. A maior parte dos explorados, segundo Costa, cede pela necessidade de sobrevivência, seja qual for a situação. “As raízes do problema encontram-se muito mais nas forças que permitem a existência da demanda pela exploração de seres humanos do que nas características das vítimas”, define o governo federal no manual sobre o tema, publicado em 2005.

Ivana aponta que uma das ocorrências mais comuns no Brasil é a do trabalho análogo à escravidão. “A vulnerabilidade dessas pessoas é tão grande, e elas estão tão necessitadas da subsistência, que se sujeitam e não sabem onde estão efetivamente entrando”, comenta.

O Portal da Inspeção do Trabalho, vinculado à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, registrou a prática do trabalho forçado em 111 estabelecimentos durante o ano passado. Ao todo, 1.054 pessoas foram resgatadas no período. O meio rural é o que mais concentra abusos, com 87% dos casos.

O tráfico para fins sexuais é a forma de exploração ilegal mais disseminada e denunciada no mundo. A UNODC indica que os casos correspondem a 79% de todo o esquema de contrabando humano, com a grande maioria das vítimas sendo do sexo feminino (83%).

No Brasil, a violência sexual contra crianças e adolescentes passa a ser vista como um modo de exploração a partir dos anos 2000. Até então, explica Costa, a expressão corrente era “prostituição infantil”. Ele relata o equívoco dos termos: “crianças e adolescentes são explorados, porque eles não têm idade para essa decisão”.

Os professores destacam ainda a necessidade de atenção dos profissionais de saúde, segurança pública e assistência social a situações suspeitas. Para Ivana, são três os pilares para a identificação adequada de abusos: equidade, solidariedade e empatia. “[É] estar atento a sinais e mensagens subliminares dessa pessoa. Perguntar onde ela trabalha, como é a família dela. E, a partir daí, tentar investigar”, finaliza a coordenadora.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: ONU Brasil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *