Batalhão de pesquisadores se reúne pelo progresso da ciência

 

Letícia Costa – Estagiária de Jornalismo

Trezentos pesquisadores com a cabeça em rendimento máximo em busca de propostas e soluções para problemas que irão contribuir para o avanço dos seus campos de pesquisa. E, por conseguinte, gerar impactos positivos em setores da sociedade que poderão tirar proveito dos resultados desses trabalhos científicos. Parte desse grupo dedicado ao avanço das ciências se reuniu no último dia 23 no auditório do campus Garcez do Centro Universitário Internacional Uninter, em Curitiba.

Neste ano, 120 professores e 200 alunos bolsistas ou voluntários integram 12 grupos de pesquisa da Uninter, trabalhando em 69 projetos com 23 linhas de pesquisa. Os projetos contemplam várias áreas do conhecimento, com maior número na área de Educação e do Direito. Parte deles se reuniu no Primeiro Encontro de Pesquisadores Uninter.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Nelson Castanheira, abriu o encontro, que buscou integrar os pesquisadores para que todos tenham ciência do que vem sendo feito nesta área na instituição, além de apresentar os membros do conselho de pesquisa e abordar as obrigatoriedades de cada grupo de pesquisa.

A coordenadora do Programa de Pesquisa Docente (PPD) e do Programa de Iniciação Científica (PIC), Desiré Dominschek, enfatizou a importância da atualização do diretório de pesquisa junto ao CNPq, atualização do currículo Lattes e a participação em eventos. “Para que não fiquemos somente entre envios de relatórios e acabou. A gente quer estar por dentro da tessitura dos projetos de pesquisa”, enfatizou Desiré.

Além dos 69 projetos em andamento, desde a criação do Programa de Pesquisa Docente (PPD), em 2012, a Uninter fomentou 228 projetos de pesquisa em 25 áreas do conhecimento, com a participação de 451 professores e 441 alunos bolsistas e voluntários. Já o PIC existe desde 2008 para que os discentes, juntamente com os docentes, possam se desenvolver e contribuir com o campo da pesquisa. Só nos últimos cinco anos foram 139 alunos com bolsas de estudo que variam de 50 a 100% e 302 alunos voluntários.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *