Vídeo-currículo torna-se estratégia na busca de emprego

 

João Alcará – Estudante de Jornalismo

Com as novas tecnologias que propiciam a produção de vídeos caseiros a baixo custo, empresas passaram a aceitar currículo vitae em vídeo como estratégia para agilizar a avaliação de competências de candidatos a uma vaga de emprego. A inovação foi analisada em artigo publicado na revista Organização Sistêmica, uma das sete publicações científicas da Uninter.

No artigo, a pesquisadora Rosa Amorim Bomfim buscou identificar e analisar como os setores de recursos humanos utilizam vídeo-currículos na fase inicial da seleção de pessoal. Ela entrevistou que trabalham na área de recrutamento e seleção em Salvador (BA). O estudo considerou cinco recrutadores que responderam ao questionário.

O artigo aponta que o novo processo de autoapresentação tem a finalidade de melhorar a qualidade dos processos seletivos, mas não substitui o currículo tradicional e serve apenas como complemento. No vídeo, o candidato pode apresentar suas competências individuais, seus objetivos profissionais, experiências e formação, de modo a melhorar a triagem inicial dos candidatos.

Fazer um bom vídeo de apresentação não é tão simples e exige certos cuidados, como saber se a empresa aceita esse tipo de mídia como apresentação. O candidato deve ter boa desenvoltura e segurança. Escolher um local com fundo neutro, sem interferência sonora e com boa iluminação. Falar somente de suas qualidades e não informar dados pessoais para que se for disponibilizado na rede não colocar sua segurança em risco. Usar um bom equipamento e não ultrapassar dois minutos também é uma regra básica.

A pesquisadora conclui que a pouca utilização do vídeo-currículo não é culpa das empresas e sim dos candidatos, que possuem pouco conhecimento de tecnologia, dificuldade de acesso à internet e baixo nível de qualificação em informática. Leia o artigo completo clicando aqui.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *