Aulas de campo incentivam a prática nos cursos de Educação Física

Autor: Evandro Tosin - jornalista

As aulas de campo dos cursos de Educação Física são um momento de aliar conhecimentos teóricos e práticos. As atividades permitem aos estudantes analisar, aprender e aplicar os conhecimentos nas dimensões culturais e do movimento humano, através das atividades físicas e esportivas. Entre os exemplos de disciplinas com atividades práticas estão: treinamento resistido, jogos e brincadeiras, medidas e avaliação, voleibol e muito mais.

As orientações das atividades práticas são realizadas por um orientador educacional, com formação na área e devidamente registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF), com o objetivo de promover uma formação de qualidade aos alunos dos cursos de Licenciatura em Educação Física e Bacharelado em Educação Física na modalidade de educação a distância (EAD).

A aprendizagem nesta área acontece por meio de manifestações e expressões da atividade física, do movimento humano e da motricidade. Os encontros contribuem na troca de experiências, diálogo e acesso às práticas colaborativas, que acontecem de modo presencial. Com isto, alunos do curso de  Educação Física da Uninter realizam experiências práticas em diversas disciplinas da graduação. Ao todo, mais de 500 polos da Uninter ofertam as aulas de campo no curso de Educação Física no Brasil.

De acordo com o orientador educacional do polo da Uninter de São José do Cedro (SC), Ivanor Fernando da Luz, a aula prática em Educação Física é essencial na formação do aluno, é ali que o aluno coloca a mão na massa, e aprende mais sobre as práticas corporais.

“Ele conhece pessoalmente seu futuro local de trabalho, o manejo de turma, as dificuldades e a maneira de colocar em prática a teoria ao aluno, promovendo a informações sobre vida saudável, socialização, espírito de equipe e a prática do desporto”, explica o orientador.

Ana Paula Cavalheiro que é aluna do Bacharelado em Educação Física e vinculada ao polo da Uninter de São José do Cedro participou das aulas de campo em setembro de 2022.

“É importante participar das aulas práticas, é interessante descobrir que o seu entendimento sobre determinado assunto é limitado, e praticando você conhece melhor e se interessa mais na aprendizagem. Além disso, são as aulas práticas que me preparam para o mercado de trabalho, pois com o conhecimento teórico e prático estarei preparada”, concluiu Ana Paula.

O curso de Bacharelado em Educação Física da Uninter é destinado a pessoas com perfil de gestor esportivo, pesquisador, empreendedor, treinador, profissional de recreação, atividade física e saúde. Este profissional pode atuar em centros de pesquisa, academias, centros esportivos, hotéis, spas, clínicas de atividade física, em hospitais, clubes, ONGs, navios e como personal trainer. Em 2022, o curso passou por avaliação do MEC e recebeu a nota cinco, ou seja, a nota máxima.

O curso de Licenciatura em Educação Física da Uninter também recebeu a nota máxima do Ministério da Educação (MEC) em 2022, clique aqui. Com duração de 4 anos, ele qualifica o profissional para atuar na educação infantil, ensino fundamental e médio. O curso procura desenvolver senso crítico e capacitar profissionais produção de material didático.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin - jornalista
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Arquivo PAP São José do Cedro (SC)


1 thought on “Aulas de campo incentivam a prática nos cursos de Educação Física

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *