GIS Day: um dia para exaltar a importância dos Sistemas de Informações Geográficas em nossas vidas

Autor: Franciele Marilies Estevam e Otacílio Lopes de Souza da Paz (*)

O mundo comemorou o dia do Sistemas de Informação Geográfica ou o “GIS Day” em 16 de novembro. O evento sempre é realizado na terceira quarta-feira do mês de novembro, proposto pela National Geographic Society dos Estados Unidos, com intuito de difundir para a sociedade a diversidade de aplicações que os Sistemas de Informações Geográficas possuem em nosso dia a dia. E, claro, a importância que a Geografia desempenha em nossas vidas.

Os Sistemas de Informação Geográfica, amplamente conhecidos pela sigla SIG, caracterizam-se por ser uma estrutura científica que incorpora diversos tipos de dados, permitindo visualizar, analisar, coletar e interpretar dados geográficos, auxiliando na tomada de decisões. O principal atributo de um SIG é permitir a inserção de dados com localização espacial e organizar diferentes camadas de informações em visualizações por meio de uma apresentação em 3D ou mapas. Permitindo muito mais que isso, uma forma de organização, comunicação e compreensão do mundo.

Se você acha que tudo isso é muito complexo, verá que o SIG está em nosso cotidiano e muitas vezes não tomamos ciência dele. Para destacar a importância e as aplicações rotineiras, citaremos algumas áreas que muitos nem imaginam que possam ser utilizados.

Neste sentido, vemos a aplicação deles na área de meio ambiente, como por exemplo no controle de queimadas, desmatamento, análise de vegetação, agricultura. Temos ainda aplicações na área de trânsito e transportes, sendo muito útil no monitoramento de rodovias e ferrovias, análise de rotas e trajetos, volume de tráfego. Na área de infraestrutura, permitindo o planejamento e implantação de redes de saneamento básico, energia elétrica, gás, telefonia. Em turismo, principalmente no ordenamento da atividade e no auxílio ao turista, no planejamento urbano. E na área comercial, em estudos de implantação de negócios, geomarketing e mercado imobiliário.

Além das áreas citadas, temos uma diversidade de outras utilizações para os SIG’s. Sabe aqueles sites que possuem um mapa interativo, com diversas camadas de informação que podemos inserir e retirar, de forma virtual? Eles são chamados de WebGIS e são exemplos de utilização de um SIG que tem se popularizado nos últimos anos. No Brasil, o maior WebGIS disponível atualmente é o da Infraestrutura Nacional de Dados Geoespaciais (INDE). Outros exemplos são indicados abaixo:

WebGIS INDE – https://visualizador.inde.gov.br/

WebGIS de São Paulo/SP – http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx

WebGIS de Dourados/MS – https://geodourados.dourados.ms.gov.br/

Então, se você ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre os Sistemas de Informação Geográfica, vamos dar uma dica. No site comemorativo do GIS Day, existe uma série de eventos organizados para que as pessoas possam aprender sobre as aplicações do SIG,  compreender um pouco mais sobre a Geografia, e a diferença que fazem para a nossa sociedade. Você pode visualizar alguns dos eventos no link a seguir link (claro, consultando um WebGIS): https://www.gisday.com/pt-br/overview

 

Franciele Marilies Estevam é geógrafa e Especialista em Gestão de Projetos. Professora da Área de Geociências do Centro Universitário Internacional UNINTER.

** Otacílio Lopes de Souza da Paz é geógrafo e Doutor em Geografia. Professor da Área de Geociências do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Franciele Marilies Estevam e Otacílio Lopes de Souza da Paz (*)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *