ESPECIAL ABED

Aula interativa eleva aprovações de alunos

As instituições de ensino estão cada vez mais se preparando para atender à demanda de alunos que optam por estudar a distância. Uma das formas de se estudar é anotar todas as dúvidas e perguntar ao professor, para que assim ele possa esclarecer aquilo que não ficou claro durante as aulas.

Na educação a distância (EAD), os alunos têm à sua disposição o Ava (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e também atividades que buscam diminuir o distanciamento físico entre professor e alunos, unindo-os em um encontro virtual ao vivo. Estes encontros são chamados de aulas interativas.

Professora da Escola de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter, Karoline Walesco participou do 24° CIAED, Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, e apresentou o artigo “Aulas interativas na educação a distância: um estudo de caso na disciplina de matemática e estatística aplicada.” Na apresentação, ela contou com a participação de mais três colegas, Luciana da Silva, Mariana Frajuca e Talita Juliana Sabião.

Segundo o estudo, em 2017, quando não havia aulas interativas, 58% dos alunos alcançaram a média necessária para aprovação direta (70). Já em 2018, com as aulas interativas, 71% dos alunos alcançaram a média para aprovação direta na referida disciplina.

“Além da facilidade do acesso através das aulas ao vivo, do acesso em tempo real, a efetiva troca de experiências baseadas nas realidades dos alunos é o que torna o aprendizado efetivo, por meio da interação não só do professor e aluno, mas entre eles. Assim, demonstrando a eficácia e a importância do AVA no processo de interação e troca de conhecimento entre professor e aluno pelo ambiente virtual”, afirma Karoline.

O que se conclui é que a interatividade é muito importante na educação a distância. Ela tem um caráter complementar, porque cada aluno terá uma experiência diferente durante sua aprendizagem, uma percepção e um recorte dos conteúdos que foram abordados, podendo assim levar as dúvidas para as aulas interativas. Com isso, os comentários que cada um expõe fazem com que exista o interesse para um melhor desempenho acadêmico, levando o aluno a absorver o conteúdo necessário durante todo o curso.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Ilana Zaze – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König / Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Arquivo UN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *