Aula descomplicada aproxima jovens aprendizes dos direitos trabalhistas e previdenciários
Autor: Nayara Rosolen - Analista de Comunicação
Os direitos trabalhistas e previdenciários foram tema da aula conduzida pelo professor Ronald Silka de Almeida para os integrantes do Programa Jovem Aprendiz, na manhã de 18 de julho de 2025. Por quase duas horas, o docente que atua no curso de Direito da Uninter abordou tópicos como a Constituição Federal, as normas regulamentadoras, a jornada de trabalho e período de descanso.
Promovido pelo Instituto IBGPEX, em parceria com a Uninter, o programa promove a oportunidade dos jovens atuarem nos diversos setores do grupo educacional, e passam por uma formação teórica em auxiliar administrativo, com o intuito de os inserir em uma primeira oportunidade de emprego e prepará-los para o mercado de trabalho.
A pedagoga do programa no IBGPEX, Pamella Toski, afirma que estes são assuntos por muitas pessoas considerados “chatos”, no entanto, com dinamismo, o professor conseguiu engajar os aprendizes e abordar o assunto “de forma descontraída e animada”.
“Tivemos a grata surpresa de uma interação constante dos discentes, através de perguntas, visando ampliar os seus conhecimentos e dando exemplos de questões vivenciadas com seus conhecidos e familiares […] Percebemos, através deste breve contato, que há um verdadeiro sentido de inclusão social do jovem aprendiz nas questões econômicas e sociais, visando prepará-los para o exercício da cidadania, estando de parabéns a coordenação e toda a equipe do programa”, declara Ronald.
Um dos pontos tratados foi a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) nº 5.452/1943, com ênfase nos benefícios, como remuneração, descanso, FGTS e 13º salário. Para a aprendiz que atua no Desenvolvimento de Pessoas da Uninter, Maria Eduarda Serafim, a palestra foi essencial para a abrangência do conhecimento.
“Aprendi de forma clara sobre meus direitos, com base na Constituição, leis e normas regulamentares. Um ponto que considerei fundamental foi a explicação da Lei nº 8.213/1991, que garante os direitos à previdência, como aposentadoria, auxílio-doença e salário-maternidade. É interessante o fato de ser uma lei universal e continuada, ou seja, estrangeiros possuem direito. O tema abordado foi altamente informativo e relevante; reconheci a proteção do trabalhador perante as leis”, garante Maria Eduarda.
Instrutora de aprendizagem no IBGPEX, Maria Emília Cervi menciona a fala a respeito do 13º salário como um dos momentos mais marcantes da conversa com os aprendizes. “Foi apresentada de forma esclarecedora, evidenciando seu papel como mecanismo de recomposição frente aos encargos trabalhistas. Um aspecto que muitas vezes passa despercebido pelos próprios trabalhadores”, explica.
A profissional ainda salienta que “a condução da palestra foi essencial para engajar os jovens, tornando temas tradicionalmente considerados complexos mais próximos da realidade dos aprendizes e conectados ao seu cotidiano”.
Maria Emília acrescenta que o diálogo com os conteúdos abordados no módulo de Noções de Direito Trabalhista e Previdenciário proporcionou fortalecer o processo de aprendizagem e ampliar a consciência crítica dos estudantes sobre seus direitos e deveres no mundo do trabalho.
Autor: Nayara Rosolen - Analista de ComunicaçãoEdição: Larissa Drabeski
Créditos do Fotógrafo: Acervo IBGPEX
