COMUNICAÇÃO

Assessorias não convencem jornalistas

Uma estratégia muito utilizada no meio empresarial é a divulgação de press releases contendo informações que podem se tornar notícia nos veículos de comunicação. O objetivo é construir e manter as imagens das empresas. Parece fácil, mas não é. Nem sempre os assessores de imprensa enviam informações suficientes para os jornalistas. Uma pesquisa mostrou que em Curitiba, por exemplo, apenas um de dez releases é aproveitado pela imprensa.

O resultado deste estudo está no artigo “A percepção de jornalistas atuantes em portais de notícias de Curitiba sobre a eficácia dos releases” (leia aqui), publicado na Revista Uninter de Comunicação (RUC), uma das sete publicações científicas da Uninter. Para chegar a essa conclusão, os autores da pesquisa, o jornalista e especialista em cinema Raphael Moroz Teixeira e a mestre em Comunicação e Linguagens Ana Paula Pinto de Carvalho, aplicaram um questionário a jornalistas dos portais Curitibanos recebem os materiais produzidos por assessores.

Dos 17 respondentes da pesquisa, 11 recebem mais de 50 releases por dia. A maioria dos entrevistados afirma que o conteúdo enviado é em grande parte ruim e sem informações suficientes para se transformar em notícia. Um dos entrevistados da pesquisa afirma que os conteúdos das agências de Curitiba são extremamente publicitários, com pouco conceito jornalístico na informação. Os assessores se limitam a fazer uma mera “publicidade” de seus clientes, mas se esquecem que veículos sérios lidam com informação útil, e não propaganda.

Outro ponto destacado pelo artigo é a má qualidade dos títulos dos releases, que atrapalha na seleção dos materiais recebidos. Os jornalistas acabam tendo que filtrar ou até mesmo deixam passar despercebidos conteúdos que podem ser interessantes para o repórter. “Títulos horrendos que não facilitam em nada a busca em uma caixa de entrada que recebe diariamente 4 mil e-mails” comenta um dos entrevistado.

Os assessores não buscam saber, por exemplo, que a maioria dos repórteres prefere receber os releases por e-mail e na parte da manhã. Para os redatores de portais online, é importante que, além de fotos, os textos tenham conteúdos multimídia incorporados. Os autores concluem que a má qualidade dos materiais enviados pelas empresas tem motivo: de acordo com a pesquisa os assessores de imprensa não têm conhecimento sobre a dinâmica de trabalho das redações.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Neves – Estagiário de jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *