Aprender para ensinar. Como o curso de Pedagogia mudou a vida de Ademara

Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo

Ademara Batista da Silva é uma mulher determinada. Moradora da cidade de Itaituba (PA), viu na graduação uma oportunidade para melhorar sua vida. A Uninter, presente em todo o Brasil como instituição de ensino a distância, foi parte essencial na sua trajetória profissional. Foi graças ao curso de Pedagogia que ela passou em um concurso público para o cargo de professora primária.

A egressa conheceu a instituição através de seu genro e estudou no polo da Uninter em sua cidade, a partir do ano de 2015. Para ela, a modalidade de educação a distância chegou para democratizar o acesso à educação superior. “O EAD da Uninter cresce muito no Brasil por oferecer várias vantagens: a flexibilidade de horário para estudos, custo reduzido da mensalidade e diploma reconhecido pelo MEC. O aluno faz seu horário. Hoje em dia a vida do trabalhador é muito corrida, tem gente que só tem tempo à noite. Tem outros que trabalham parte da tarde e tem a manhã livre”, explica.

Ademara tinha uma rotina de estudos regrada pela disciplina. Ela comenta que a distância teve que lidar com demandas de estudo maiores que no ensino presencial. “Para estudar a distância o aluno tem que ser bem disciplinado porque ele será mais cobrado do que um aluno que faz o presencial. É um estudo individual, é o aluno que vai fazer o horário, é o aluno que vai se interessar. É mais puxado, pois no presencial todos os dias o aluno tem contato direto com o professor, o que torna as coisas mais fáceis”, pontua a egressa.

Seu horário de estudos era na parte da manhã. “Como eu trabalhava à tarde, saía às 13h e voltava às 20h. Quando chegava em casa, tinha de fazer comida, arrumar as coisas. Minha rotina era de manhã, todos os dias eu tirava um tempinho do meu dia para estudar. Quanto ao polo, ia uma vez na semana assistir aula, e época de provas ia umas duas vezes, porque a demanda aumentava”.

O concurso público que a pedagoga prestou aconteceu na cidade de Rurópolis, pouco mais de 150 km de distância de Itaituba. Agora, Ademara assumirá o cargo de professora na Escola Municipal Ana Rosa Borges, situada em uma comunidade rural chamada Santarenzinho.

A egressa não vê a hora de poder lecionar. “Minhas expectativas são as melhores. Pretendo desenvolver meu trabalho, ensinar aquilo que eu aprendi. E também melhorar de vida, né? Vou trabalhar como professora das séries iniciais. Antes de começar a dar aula eu trabalhava para a prefeitura de Itaituba, durante nove anos, era merendeira contratada e limpava as salas de aula também”, explica.

Mesmo com o cenário incerto em que vivemos, Ademara mantém o otimismo. “Você que está começando a estudar Pedagogia, não desista. Persista e insista porque lá na frente você vai colher o resultado, igual aconteceu comigo. Lá na frente você será recompensado porque você vai transmitir aquilo que você aprendeu. Não existe coisa melhor na vida do que você ensinar aquilo que você aprendeu. Insista, tenha ânimo que você vai colher os frutos”, recomenda a nova professora.

Por fim, ela reconhece como determinante para sua conquista o apoio que recebeu da instituição. “Eu recomendo a Uninter para você que deseja se qualificar para o mercado de trabalho. Seja na graduação ou pós-graduação. A Uninter tem professores e profissionais excelentes que estão ali para dar suporte ao aluno. É uma instituição confiável que te abre as portas para o mercado de trabalho. A Uninter dá suporte, ferramentas pros alunos. Eu sou a favor do EAD porque se eu cheguei até aqui, além do meu esforço, devo isso à Uninter”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Fillipe Fernandes - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *