Alunos de Comunicação Institucional agregam conhecimento no trabalho

Autor: Gabriel Smaniotto – Estagiário de Jornalismo

A comunicação é parte fundamental no mercado de trabalho, sendo essencial para estreitar o relacionamento com seu público-alvo, colaboradores, fornecedores e outras instituições. Pensando nisso, a Uninter lançou em 2021 o curso de Comunicação Institucional, buscando formar profissionais que possam utilizar a comunicação como instrumento de gestão.

Entre os dias 6 e 8 de março, o curso passará pelo reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), avaliação importante para que os futuros alunos encontrem uma instituição de qualidade para realizar sua formação e assegurar que o curso está em condições de ser ofertado.

A formação da primeira turma do curso aconteceu em dezembro de 2023, mostrando o estabelecimento do curso que foi inaugurado em 2021. “A formação da primeira turma de Comunicação Institucional da Uninter é uma conquista para os alunos e para nós, professores”, diz o coordenador do curso, Guilherme Carvalho.

As diferentes necessidades dos alunos os levaram a realização do curso. A professora e tutora da Uninter Edna Gamboa Chimenes é formada em Letras e atua nos cursos da área de comunicação. Ela ingressou no curso após a vontade de aprofundar e entender as bases e teorias da comunicação.

“Hoje, é difícil pensar em uma área da sociedade e do mercado de trabalho que não esteja atrelada à comunicação. E a junção de todos esses fatores me motivaram a cursar uma graduação em Comunicação”, afirma a professora.

A escolha do curso também aconteceu pela proposta estar relacionada aos temas que Edna demonstra interesse e realiza pesquisas. “Escolhi este curso por ter uma proposta relacionada às Tecnologias da Informação e à Comunicação, trazendo uma formação direcionada ao planejamento e gerenciamento, conhecimento de diferentes públicos e as várias possibilidades midiáticas”, conta.

Apesar das dificuldades enfrentadas em relação à área de gestão, foi aí onde Edna teve maiores pontos de aprendizado, trazendo a ela pontos de reflexão e fazendo-a enxergar a ligação existente entre gestão e comunicação. A relação com professores e atividades extensionistas a ajudaram a enxergar de forma prática as ligações entre as duas áreas.

Realizar o curso trouxe novos caminhos e visões para Edna sobre a área, além de trazê-la novas oportunidades. “Foram dois anos de muita leitura e que trouxeram novos horizontes para uma posterior especialização. É uma constante atualização nesta área que tem crescido bastante no mercado de trabalho e trazido novas possibilidades, não só de atuação, mas também de pesquisa e desenvolvimento de novos conhecimentos”, diz.

A aluna Maria Lúcia ingressou no curso após uma parceria realizada entre a Uninter e a empresa que trabalha, no Rio Grande do Sul. A proposta do curso foi a principal motivação para a realização da formação. “Quando recebi a divulgação do novo curso da Uninter, não hesitei em me inscrever. Cada disciplina cursada proporcionou uma visão ampliada sobre a importância da comunicação nas organizações. Os temas abordados foram muito relevantes”, exalta Maria.

A familiarização com o ambiente de trabalho foi um dos pontos principais que levaram o estudante Augusto de Oliveira a escolher a graduação. “Quando ingressei, eu já tinha essa visão de que seria mais próximo da minha realidade do trabalho e foi um bônus para o meu cargo. Acabei sendo promovido pouco tempo depois em função dessa formação”, comemora.

As disciplinas desenvolvidas no curso estavam totalmente ligadas às suas atividades do dia a dia na empresa em que trabalha. “Muito do que lia nos materiais e via nas aulas, eu já tinha discutido com os meus gestores. Então era algo bem realmente muito presente no meu dia a dia”, completa.

Por causa da educação a distância, Augusto teve de reorganizar a rotina de forma a encaixar os estudos. “As maiores dificuldades eram relacionadas às atividades extensionistas, como pesquisa de mercado e afins. Eram trabalhos mais robustos e precisava sair a campo, mas nada que planejamento e organização não resolvessem”, finaliza.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Smaniotto – Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles – Assistente de Comunicação Acadêmica
Créditos do Fotógrafo: Christina Morillo/Pexels


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *