Alunos da Uninter apresentam trabalhos de Engenharia Biomédica em simpósio

Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo

Três projetos de iniciação científica (PIC) de estudantes do primeiro ano de Engenharia Biomédica da Uninter foram submetidos ao evento SABIO 2022 (6º Simpósio de Inovação em Engenharia Biomédica), organizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os três, com orientação do professor Ederson Cichaczewski, foram aceitos para publicação e apresentação em pôster. A seção com exposição dos pôsteres ocorreu em 7 de novembro de 2022, em Recife (PE).

O evento deste ano teve o tema “Saúde, mudanças climáticas e gestão das águas”. A edição foi focada na interação com o meio ambiente e apresentando técnicas, produtos, serviços e tecnologias que estão sendo desenvolvidas para incentivar e contribuir positivamente na sociedade. Os trabalhos apresentados foram:
1. Estudo Comparativo entre Tecnologias de Medidores de Frequência Cardíaca e Pressão Arterial, da aluna Melissa Pantaleão.

O trabalho consistiu em uma pesquisa sobre os métodos de medição de pressão arterial e frequência cardíaca. Foi feita uma análise com cinco voluntários utilizando todos os aparelhos, sendo eles um relógio smartwatch, um aplicativo Android, um aplicativo do sistema iOS e um medidor de pressão arterial digital.

Dessa forma, os resultados foram então tabulados e colocados em um gráfico comparativo. “A pesquisa foi feita pensando nas pessoas que se autoavaliam utilizando aparelhos tecnológicos dentro de casa”, afirma a estudante.

Segundo a aluna, ter o trabalho exposto foi uma experiencia gratificante, pois obteve diversos conhecimentos com a pesquisa e o tempo levado para conclui-lo valeu a pena.

 2. Projeto de um Dispositivo de Deambulação para Obesos de Material Não Magnético, da aluna Mariana Marçal.

Com base no empreendedorismo de tecnologias médicas e algumas discussões, a ideia final foi um andador que abrangesse pessoas obesas de até 270 kg e que também fossem compatíveis com as salas de ressonância magnética. “A pesquisa iniciou de modo que pudéssemos entender melhor sobre cada tópico que o tema abordava. Primeiro, o funcionamento dos exames de ressonância que implicava diretamente nos materiais permitidos nessas salas, bem como quais desses materiais poderiam ser utilizados para desenvolver esse andador”, explica Mariana Marçal.

O andador pode ser feito de alumínio e aço inoxidável autêntico, com as dimensões em média de 80 a 90 centímetros de altura e 75 centímetros de comprimento.

“O professor Ederson Cichaczewski me enviou o evento SABIO, mostrando que o projeto se encaixava no tema e que seria uma oportunidade incrível de apresentar o trabalho, mostrar pra mais pessoas”, conclui Mariana.

3. Mapeamento de Tecnologias Utilizadas no Tratamento da COVID-19, do aluno Williams Emerson Dos Santos.

O trabalho foi realizado um apanhado de tecnologias utilizadas nos pacientes com Covid-19 durante a pandemia.

“Podemos citar fora do Brasil a tomografia utilizada para diagnóstico da doença. Já no Brasil, era o raio-x que apenas poderia ser um indicativo da doença. O trabalho retrata os painéis de mapeamento e rastreio que informar em tempo real a disseminação da doença. A telemedicina, que já era realizada antes da pandemia, porém houve um ampliamento de seu uso para tratamento da doença e treinamento para os profissionais”, explica Williams.

Segundo ele, o objetivo foi apresentar uma síntese dessas informações e a importância não apenas dos profissionais que estavam na linha de frente, mas também dos profissionais que atuavam na confecção e manutenção dos equipamentos médicos, no caso os engenheiros biomédicos, salientando a carência de material em português.

“O professor Ederson sempre foi pertinente nas orientações, foi um facilitador no processo da escrita. O primeiro desafio foi realizar a pesquisa sozinho. Por contratempos, alguns colegas não conseguiram dar andamento no Programa de Iniciação Científica da Uninter, local onde nasceu essa pesquisa. Outro atrapalho foi a falta de material em português”, conclui o estudante.

Os trabalhos científicos foram realizados ao longo de 2022 no PIC Engenharia Biomédica Aplicada às Tecnologias em Saúde da linha de pesquisa Gerência de Projeto e Desenvolvimento de Produto do grupo de pesquisa Gestão de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade da Uninter – GITS da Escola Superior Politécnica.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Flávio Ducatti - Estagiário de Jornalismo
Edição: Arthur Salles - Assistente de Comunicação Acadêmica


1 thought on “Alunos da Uninter apresentam trabalhos de Engenharia Biomédica em simpósio

  1. Parabenizo a Uninter que no final de 2022 ter promovido em seu Simpósio trabalhos relacionados à Engenharia Biomédica, essenciais para nossa sociedade nos dias atuais. Durante a pandêmia notamos a importância essencial dos profissionais dessa área, assim é importantíssimos que todos nós continuemos a observar e valorizar não só os profissionais que da linha de frente da saúde, mas também dos profissionais que atuavam nas invenções, confecções e manutenções dos equipamentos médicos, no caso os engenheiros biomédicos. Que essa ação inspire outras instituiçoes e orgãos publicos a realizarem ações que promovam a valorização desses profissionais!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *