Alunos da Uninter aprendem processos químicos em visita a cervejaria

Autor: Gabriel Smaniotto - estagiário de jornalismo

Aulas práticas são parte fundamental na formação de profissionais. Os alunos de Tecnologia em Processos Químicos da Uninter dos polos de Curitiba e região realizaram uma visita técnica a  Bodebrown, fábrica de cervejas artesanais localizada no bairro Hauer, em Curitiba (PR), para conhecer os processos de produção da cerveja.

Na fábrica, os alunos puderam ver como funciona desde o ponto inicial da preparação das matérias primas, até o envasamento. Acompanharam todas as etapas de produção, entre elas a brassagem, maturação, pasteurização, clarificação, fermentação e entre outros.

Puderam acompanhar o processo de moagem do malte e quais os maltes são utilizados. Entenderam como é o processo de mosturação, que consiste em misturar o malte com água aquecida. Aprenderam o processo de filtragem e fervura, processos que separam os grãos e cascas para que a cerveja seja mais límpida e é também onde ocorre a caramelização dos açucares e adicionados os lúpulos, que dão o amargor característico da cerveja.

Acompanharam, também, como funciona o resfriamento, onde o mostro é resfriado para que o fermento seja inoculado, processo que deve acontecer o mais rápido possível para diminuir as chances de contaminação. A etapa mais demorada é a fermentação, que leva cerca de sete dias para ser finalizada. Após esses processos, a cerveja é envasada e comercializada.

Com essas visitas, os alunos podem se familiarizar com o ambiente no qual buscam se profissionalizar e entender como funcionam os processos químicos dos produtos. Além de ter a experiência de ver na prática o que é ensinado nas aulas, os alunos também podem conhecer novas áreas profissionais.

“Tive a oportunidade de conhecer o processo de fabricação de cerveja, com a visita aprendi o processo do início, meio e fim. Foi um complemento à aprendizagem, mostrando na prática o que aprendi na teórica”, explicou Jocélia Rodrigues Santos, aluna de Tecnologia em Processos Químicos da Uninter, sobre a oportunidade de conhecer a cervejaria Bodebrown.

A experiência mostra como a EAD da Uninter traz a versatilidade que os alunos precisam para realizar sua formação. As aulas teóricas promovem o aprendizado técnico enquanto as aulas práticas e visitas completam a experiência unindo a teoria e prática, possibilitando com que o aluno tenha o aprendizado completo.

O estudante Junior Cezar Ribeiro mostrou sua satisfação em poder realizar sua graduação a distância.

“Eu não tinha nenhuma noção de como era estudar EAD, pra mim está sendo ótimo. Até porque se eu tivesse que me deslocar até a faculdade eu não iria conseguir fazer essa graduação”, avalia.

Ariane Vieira Tomaz, aluna de Tecnologia em Processos Químicos da Uninter, exaltou a importância da realização de aulas práticas para quem está cursando a modalidade EAD.

“Na minha opinião, fixa melhor o aprendizado. Aprendemos na teoria e na prática já é possível identificar várias coisas mesmo em processos diferentes. ”

Os alunos de Tecnologia em Processos Químicos já tiveram a oportunidade de conhecer a Plastilit, uma das maiores indústrias de produção de tubos, acessórios e forros PVC do Brasil. Para o próximo ano, já estão sendo planejadas novas visitas para os alunos em diferentes áreas.

“Para ano que vem, estamos planejando fazer três visitas técnicas, uma em cada local com maior concentração de alunos de Processos Químicos”, explicou Ana Carolina Tedeschi, professora e coordenadora do curso de CST em Processos Químicos da Uninter.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Gabriel Smaniotto - estagiário de jornalismo
Edição: Larissa Drabeski


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *