Visita técnica na fábrica Plastilit leva alunos da teoria à prática

Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo

O curso de Engenharia de Produção da Uninter proporcionou aos alunos uma experiência de grande valor para sua formação: uma visita técnica à indústria de plásticos Plastilit, em Fazenda Rio Grande (PR). A atividade ocorreu no dia 19 de outubro.

As visitas técnicas são importantes para que o aluno visualize como poderá ser seu futuro ambiente de trabalho e as responsabilidades que enfrentará, uma vez que terá contato com vários setores, como o chão de fábrica, o local de desenvolvimento de novos produtos, o setor de manutenção, setor de recebimento de materiais, setor de transformação e as tecnologias envolvidas nos processos de fabricação dos produtos, como MRP I (Planejamento das Necessidades de Materiais) e MRP II (Planejamento dos Recurso de Manufatura).

“Nós fazemos de tudo para levar o que de melhor existe no mercado a nossos alunos, seja por meio de laboratórios virtuais, laboratórios individuais portáteis (LPI), aulas ao vivo e também por meio de visitas técnicas em empresas de diversos ramos, onde nossos alunos podem ver in loco a relação entre o que eles aprendem e sua aplicação na prática”, destaca o coordenador do curso de Engenharia de Produção, Douglas Agostinho.

“A visita técnica à Plastilit é a mais completa que até o momento eu consegui levar os alunos, pois eles podem observar todos os processos inerentes à fabricação de vários produtos, uma vez que as visitas ocorrem em pleno turno de trabalho, já que a empresa opera em três turnos”, afirma o professor e organizador da visita Sérgio Luiz Pirani.

Como funciona a visita

Primeiramente, é apresentado um vídeo institucional que informa o ramo de atuação, os produtos fabricados pela empresa nas duas unidades existentes, uma em Fazenda Rio Grande e outra em Palmeira, também no Paraná, essa focada em forros de PVC.

A visita tem início no setor de recebimento de materiais e depósito, em seguida tem-se o acesso ao início da produção, no abastecimento das necessidades de materiais para a manufatura MRP II, totalmente automatizado. Os alunos podem observar nos painéis como é realizada a distribuição de materiais por dutos que são distribuídos em toda a fábrica, máquina a máquina.

Além disso, é possível observar, em certos locais, o funcionamento do sistema kanban de produção (sistema visual, de origem japonesa, para gerir o trabalho conforme ele se move pelo processo), os quadros com os planos mestres nos locais de produção e toda a linha de produção em franco funcionamento. O último local da visita é a parte do recebimento de produtos acabados no local de expedição, etiquetagem e destinação do produto finalizado.

“Em duas horas de visita, os alunos puderam relacionar assuntos de logística, cadeia de suprimentos, qualidade, sala de medidas e testes, produção em série, programação de produção, estoque, entre outros”, salienta Douglas. “Isso justifica a importância da visita técnica para os alunos, pois elucida a aplicação de todas as disciplinas vivenciada em sala e as suas aplicações na prática do dia a dia nas indústrias”, ressalta Sérgio.

Além de Douglas Agostinho e Sérgio Pirani, também estiveram na visita técnica o professor Vitor H. Lau e os alunos Afonso Fontinelli e Andrei Andrade.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Matheus Pferl - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *