Agora engenheiro, Jerônimo é a prova de que nunca é tarde para estudar

Autor: Barbara Carvalho - Jornalista

Fazer um curso superior é o sonho de muitos brasileiros, mas boa parte da população acaba ficando de fora dessa realização. Porém, por diversos fatores, isso vem mudando no país, principalmente entre os mais velhos. De acordo com estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), entre os anos de 2011 e 2016 houve um aumento de 20% no número de matrículas realizadas por pessoas acima dos 40 anos.

É o caso de Jerônimo Silva Oliveira, 50 anos, morador de Camaçari (BA). Desde criança Jerônimo queria realizar um curso superior, e pendia entre a vontade de ser médico ou engenheiro. Graças à Uninter, ele pôde concluir o ensino superior e realizar este sonho. Foi um dos primeiros a entrar no curso de Engenharia Elétrica na sua cidade, em 2015. Em maio de 2019, o curso da modalidade a distância recebeu nota máxima (5) do Ministério da Educação.

“Eu vinha pensando em fazer um curso superior pois já estava na hora. Procurei em Camaçari e região, mas era complicado. Em 2015 a Uninter lançou os cursos de engenharia, mas devido estar há muito tempo sem estudar, fiz o primeiro vestibular em maio e não passei. Pensei ‘poxa, abriu esse curso aqui perto da minha casa então eu vou me empenhar mais’. Aí fiz a segunda chance e passei, então eu comecei engenharia no mesmo ano”.

O profissional formado em Engenharia Elétrica pode atuar em várias frentes, como geração de energia, automação e construção civil. Mesmo sem experiência anterior na área, a vasta gama e o desejo de mudar de profissão foram alguns dos outros fatores que levaram Jerônimo a optar por este curso, pois, segundo ele, é um campo amplo onde pode se especializar em muitos campos diferentes.

Apesar dos motivos e da força de vontade para completar o ensino superior, Jerônimo não se viu livre das dificuldades, isso devido ao tempo longe da sala de aula e também por ter de se adaptar a uma outra modalidade de ensino, a distância. Mas a qualidade do curso e o material disponibilizado para estudo, os kits My Lab, tornaram a atividade mais prazerosa. Além disso, outro fator o incentivou a não desistir, o credenciamento dos cursos de engenharia no CREA.

O credenciamento dos cursos de engenharia da Uninter no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) aconteceu no último dia 16 de maio de 2020. Assim, os alunos que se formaram no início de 2020 e os futuros egressos podem solicitar seu registro profissional, reconhecendo sua atuação como engenheiro.

“Eu abracei esse projeto da Uninter e tinha a certeza de que ia dar certo, embora muitos colegas duvidaram que isso ia acontecer achando que ia ter que entrar na justiça para reconhecer o curso, e deu certo”, comemora quanto ao cadastramento.

Motorista, Jerônimo pretende realizar seu cadastro no CREA o mais rápido possível para atuar na área. “O engenheiro tem autonomia, ele pode trabalhar para si próprio, montar seu escritório, como um escritório de prestação de serviço, o campo é muito amplo. Pretendo seguir carreira na área sim, sei que no início é difícil, mas eu pretendo seguir”, diz.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Barbara Carvalho - Jornalista
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Arquivo pessoal


5 thoughts on “Agora engenheiro, Jerônimo é a prova de que nunca é tarde para estudar

  1. Parabéns Jerônimo. Sua persistência, mesmo diante de tantas dificuldades (que só você conhece), e que eu apenas posso imaginar. Faz outras pessoas – como eu. Á continuar minha persistência.

  2. Parabéns, Jerônimo!
    Todo esforço é válido na conquista dos nossos sonhos e projetos. Te desejo muito boa sorte em sua jornada profissional.

  3. O Tempo e o espaço são barreiras impostas pelo ser humano. Existem jovens de mente velha, agindo como tal, assim como, existem idosos de mentalidade jovem, quebrando toda ilusão criada pelo ego humano. Demorei para entender isso, mas, assim como o Jeronimo, iniciei meu trajeto, rumo às maravilhas da engenharia elétrica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *