Uninter leva a ciência para todo o Brasil em laboratórios portáteis

Autor: Fillipe Fernandes - estagiário de jornalismo

Alunos dos cursos de Ciências Biológicas, de Física e de Química da Uninter começaram a receber os laboratórios portáteis fornecidos pela instituição para a realização das aulas práticas. A equipe da Logística da Uninter iniciou a distribuição no dia 11.05.2020 para os estudantes de todo o Brasil que já concluíram o primeiro ano do curso em que estão matriculados. Ao todo, são 1.359 laboratórios portáteis, dos quais 259 para os alunos de Física, 497 de Química e 603 de Ciências Biológicas.

A diretora da Escola Superior de Educação, Dinamara Pereira Machado, explica a função destes materiais: “No Laboratório de Práticas constam instrumentos e materiais que os estudantes utilizarão para realizar as atividades práticas. Eles estão previstos desde o início do curso, pois ajudam na realização das atividades para que os estudantes possam entrelaçar teoria e prática”.

Os laboratórios portáteis foram desenvolvidos graças ao envolvimento de profissionais de diferentes áreas. “O desenvolvimento foi composto por uma equipe multidisciplinar, desde os professores dos cursos e empresas exportadoras, até a equipe de Logística. Foi quase um ano de estudos e verificação de materiais”, conta Dinamara. Os equipamentos estão acondicionados em uma maleta de alumínio, com interior acolchoado e de fácil transporte.

Chamados de My Lab, esses laboratórios portáteis receberam nomes de grandes cientistas, expoentes de suas áreas do conhecimento. O My Lab de Ciências Biológicas faz referência ao botânico austríaco Gregor Johann Mendel. Na maleta, itens essenciais ao desenvolvimento de atividades de pesquisa em biologia: microscópio, tubos de ensaio, caixa de lâminas permanentes, lupa, pinça de madeira, filtro de papel, copo de Becker, suporte para tubos de ensaio, entre outros.

O My Lab de Física foi batizado de Albert Einstein, físico conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. “É um conjunto que reúne os principais elementos para comprovação dos conceitos da física. É composto por elementos de mecânica, termodinâmica, eletricidade, magnetismo, entre outros, para que os alunos do curso tenham seu primeiro contato e algumas experiências, com a vantagem de poder levá-lo a qualquer lugar e preparar aulas e experiências práticas”, explica o professor Paulo Martinelli, coordenador da área de exatas da Escola Superior de Educação.

Os alunos de Química estão recebendo o My Lab Alfred Nobel, que homenageia o químico e inventor sueco. “O laboratório portátil de Química reúne os principais materiais de uso em laboratório químico para a execução das aulas práticas do curso. É composto por vidrarias, tais como copos de Becker, pipetas, suportes, tubos de ensaio e uma mini balança semianalítica, para que os alunos tenham seu primeiro contato com a química analítica clássica”, diz Martinelli.

Mesmo em tempos de pandemia, a produção de conhecimento não para na Uninter, que investe de forma contínua na formação dos seus estudantes. “Os momentos de adversidade devem servir para aflorar nossa criatividade, a partir de novas possibilidades”, conclui Dinamara.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Fillipe Fernandes - estagiário de jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


7 thoughts on “Uninter leva a ciência para todo o Brasil em laboratórios portáteis

  1. Adorei estes kits. Não vejo a hora de receber o meu do curso de Química. Parabéns a Uninter por disponibilizar um excelente material para nossas práticas.

  2. É um mini laboratorio mesmoooo! Peguei o meu de Ciências Biológicas e estou apaixonada. Este kit permite ficar mais intimo do nosso ambiente de trabalho, conhecendo os materiais e suas funções. A experiência é indescritível! ♡

  3. Acabei de pegar o meu de química e estou realmente apaixonada por ele. Sempre sonhei emnter um assim e agora as aulas ficaram muito mais interativas.parabéns Uninter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *