Uninter reafirma parceria com Arquidiocese de Curitiba para o curso de Teologia Católica

Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo

A Uninter e a Arquidiocese de Curitiba são parceiras desde 2016, quando iniciaram-se os projetos para o curso de Teologia Católica da instituição. De lá para cá, juntamente com a Editora Intersaberes, 32 livros foram lançados com temáticas relacionadas à religião cristã, tendo entre seus autores membros da diocese.

No dia 01.04.2020, a professora Dinamara Machado, diretora da Escola Superior de Educação, e o professor Gilberto Aurélio Bordini, padre diocesano que trabalha integralmente no acompanhamento dos conteúdos do curso, se reuniram com o arcebispo Dom Peruzzo, em Curitiba (PR), para conversar sobre o andamento do curso.

“Nós estamos no ano de reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação. Fomos mostrar para o arcebispo toda a coleção de livros já finalizada. Os professores foram indicados por ele, eles analisam o conteúdo dos livros antes de serem impressos, tem todo um trabalho para sair de acordo com os princípios da Igreja”, explica Dinamara.

Na oportunidade, além de presentear o arcebispo com a coleção “Princípios de Teologia Católica”, que contém todas as publicações feitas para a graduação, eles também puderam apresentar dados sobre o andamento do curso, documentos e relatos de alunos sobre a formação na Uninter. Os estudantes relatam como os conteúdos têm contribuído em suas vidas e nas atividades pastorais que desempenham.

Segundo Dinamara, esses encontros acontecem frequentemente para que Dom Peruzzo analise as estratégias que estão sendo tomadas, bem como projetos futuros que serão desenvolvidos em busca de ofertar um ensino cada vez melhor. “Eles têm uma análise crítica em relação às questões católicas. Eles são nossos parceiros, mas são principalmente nossos avaliadores para que possamos continuar desenvolvendo o curso a partir dos princípios da doutrina católica”, complementa.

Escritos por padres, religiosos e leigos, todos pesquisadores engajados na ação de suas comunidades eclesiais, os livros do curso foram desenvolvidos a partir da experiência de atuação religiosa e pastoral dos autores. Os títulos podem ser adquiridos não só por estudantes do curso de Teologia Católica, mas também por todos aqueles que tenham interesse na temática, acessando o site da Editora Intersaberes.

O curso

Desde 2014, a Uninter oferece o bacharelado em Teologia Bíblica Interconfessional, curso que integra várias igrejas e comunidades cristãs e trabalha os conteúdos bíblicos e teológicos de forma abrangente. Como surgiu a demanda por um curso voltado especificamente à doutrina católica, o professor Cícero Manoel Bezerra desenvolveu a proposta de uma graduação com esse direcionamento exclusivo.

Assim, o mantenedor da instituição, professor Wilson Picler, e sua esposa, Susan Picler, se reuniram com o arcebispo Dom Peruzzo para propor uma parceria entre a Uninter e a Arquidiocese de Curitiba. A proposta foi bem acolhida e resultou em um compromisso para a estruturação do curso, com relação aos conteúdos doutrinais, indicação de professores e a designação de um presbítero para o acompanhamento dos conteúdos oferecidos.

Com o intuito de prestar um serviço para a evangelização da Igreja Católica, o curso de Teologia Católica abriu sua primeira turma em fevereiro de 2017. Hoje, cerca de 600 alunos são recebidos anualmente. O curso, exclusivo da modalidade a distância (EAD), está disponível para os estudantes em todos os polos de apoio presencial no Brasil e nos Estados Unidos da América.

“No ano de 2017, eram poucos os cursos de Teologia Católia EAD para atender às necessidades de formação católica no Brasil. As faculdades presenciais se concentram nos grandes centros urbanos. Com a oferta do curso a distância, foi ampliada a oportunidade de formação devido à capilaridade da Uninter, com seus mais de 700 polos no Brasil e atualmente também no exterior”, enfatiza o professor Márcio José Pelinski, que é diácono permanente da Diocese de São José dos Pinhais (PR) e ingressou para o corpo docente de tutoria da Uninter em 2018.

Segundo Pelinski, o curso integra conteúdos teológicos com questões da atualidade da Igreja e da sociedade, partindo sobretudo dos documentos da Igreja e do magistério dos últimos Papas, inclusive Francisco. Ele diz ainda que através do curso, os docentes buscam “formar bacharéis capacitados, que possam contribuir com a evangelização e a pastoral católica oferecendo qualidade para partilhar conhecimentos na atuação eclesial em que estão inseridos, e que também contribuam com pesquisa e publicação de temas teológicos e no diálogo entre a teologia e os temas atuais”.

Para Dinamara, a importância desta vertente está relacionada com a missão de “espalhar a fé, os grandes mandamentos e que mais pessoas estejam envolvidas em uma corrente do bem”.

A participação de Dom Peruzzo vai além da autorização e nomeação de profissionais capacitados para a validação do curso e formação dos estudantes. Foi ele quem indicou o padre Gilberto Aurélio Bordini para o trabalho integral junto às questões didáticas e doutrinais das disciplinas. Também é o Arcebispo quem ministra as aulas da disciplina de Introdução às Sagradas Escrituras, no primeiro período para alunos ingressantes, área na qual possui mestrado pelo Instituto Bíblico de Roma e doutorado pelo Instituto Angelicum de Roma.

Diferenciais

O curso de Teologia Católica tem duração de três anos e seus conteúdos estão em consonância com a programação da Igreja no Brasil e com o Pontificado do Papa Francisco. O material didático está em constante atualização com as últimas pesquisas nos temas teológicos e pastorais.

O corpo docente todo é formado por mestres e doutores nas especialidades das disciplinas que ministram e os estudantes recebem o material didático em formato impresso, além do que é disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Assim como em todos os cursos ofertados pela Uninter, a graduação conta com as plataformas de estudos que podem ser acessadas por computadores, celulares e tablets para assistir às aulas, além de programas interativos realizados pelos professores. Entre os projetos desenvolvidos, estão a promoção anual do Simpósio de Teologia Uninter, o grupo de pesquisa sobre Teologia e Educação a Distância e o Projeto de Monitoria junto aos alunos.

As mídias digitais, como o Facebook e Youtube, também são bastante utilizadas nesta aproximação com os estudantes, com transmissões de debates, aulas especiais para sanar dúvidas, além de momentos de espiritualidade cristã sobre temas das disciplinas, com acesso liberado tanto para os acadêmicos quanto para a comunidade geral interessada.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Nayara Rosolen - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro


13 thoughts on “Uninter reafirma parceria com Arquidiocese de Curitiba para o curso de Teologia Católica

  1. Comecei o curso em 2019, escolhi o curso na Uninter por perceber que a grade do curso é realmente voltada para a doutrina católica. Estou gostando muito e espero que continuem com essa dedicação e perfeição na busca de uma boa sintonia com os ensinamentos da Igreja Católica.

  2. Sou estudante na Uninter, polo de São José/SC. Estou no segundo curso pela Uninter, atualmente cursando Teologia Católica e realmente o curso é excelente. Tenho aprendido muito, o material didático é de primeira qualidade! Parabéns pela parceria.

  3. sou estudante na Uninter, polo de Serrinha/ Bahia. Estou cursando Teologia Católica e o curdo está correspondendo minhas expectativas.

  4. Boa noite, estou no último ano de teologia católica, foi a melhor escolha que fiz na minha vida. Porque aprender sobre a nossa igreja, ter um pouco de conhecimento só almenta nossa fé e vontade de ajudar mais a Igreja. Todos os católicos deveria fazer faculdade de teologia. Amo todos os temas e o material é maravilhoso e os professores também. Parabéns ao Dom Peruzzo e a Uninter.

  5. O curso é uma excelente oportunidade para quem quer se aprofundar na fé e conhecer melhor a Doutrina Católica.
    Faço parte da Renovação Carismática Católica e o curso tem ajudado muito no conhecimento bíblico, histórico e doutrinal, elementos fundamentais para uma boa pregação.
    É um excelente investimento para quem quer crescer na fé, porém possui limitações de horário.
    A disciplina para os estudos e a organização são muito importantes para o curso EAD.
    Recomendo a todos.
    Que Deus abençoe a todos envolvidos nesta obra!!!

  6. Muito boa a ideia da criação do curso especifico de Teologia católicos. Eu já estava em busca de uma oportunidade de estudo neste formato e com essa modalidade. Parabéns ao professor Cícero Manoel Bezerra, que desenvolveu a proposta da graduação com esse direcionamento exclusivo, ao professor Wilson Picler, e sua esposa, Susan Picler que acataram a proposta e ao nosso Dom Peruzzo por abraça-la e tornar se parceiro como representante maior da Arquidiocese de Curitiba. É uma grande oportunidade de abrir o leque do conhecimento da historia, da vida e do andamento de nossa Igreja, fortalecendo assim os Agente de Pastoral e outros através do conhecimento especifico. Estou gostando muito, como iniciante na Fase I e II. E está de parabéns a Instituição UNINTER e todos os seus gerenciadores e professores envolvidos.

  7. Boa noite …
    Meu nome …Magali Heloisa…polo Praia Grande
    Estou gostando muito dos professores …Padre Gilberto e Diácono Márcio
    Mais em questão ao atendimento do polo está deixando um pouco a desejar …sei que estamos passando um momento difícil com a PANDEMIA
    Mais não consigo resolver nada pelo chat. E nem com eles no polo…

  8. Parabéns Dom Peruzzo e UNINTER por realizar esta aliança do “saber teológico”! Mais do que nunca, diante de uma sociedade pluralizada e relativista em todas as esferas de sua existência, quanto mais na “Fé”, hoje, nos desafia cada vez mais profundamente a nos posicionarmos de que Senhor e Igreja testemunhamos, de que fé professamos,e para isto, há a necessidade de conhecermos
    e preparamo-nos cada vez mais e mais mediante a ciência da Teologia. Fico feliz de estar nos meses finais da minha graduação na companhia de profissionais e vocacionados dedicados nesta missão. Obrigado desde já!!!

    RODRIGO M. DE OLIVEIRA, PIRASSUNUNGA- S/P

  9. Com este curso me apaixono cada vez mais por nossa Igreja Católica, Apostólica e Romana. Nossa Religião onde temos Papa Francisco sucessor de Pedro, apóstolo de Cristo , ou seja, não foi criada pelos homens e sim por Deus. E quanto mais estudamos mais temos sede de saber mais. Através deste curso vejo a oportunidade de conhecer mais a Bíblia Sagrada e quão profundo é tudo o que Nela contém. Parabéns ao nosso querido Dom Peruzzo e a Uninter pela excelente oportunidade que temos, e o principal, nem precisa sair de casa.

  10. Ótima iniciativa da arquidiocese do Paraná, dando oportunidade de fazermos este curso em EAD. Excelente conteúdo e ótimos professores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *