Abertas inscrições para o 6º Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter

Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo

O Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter chega à sua sexta edição em 1º e 2.jul.21. O objetivo deste ano é promover a discussão sobre “O papel da comunicação em tempos de pandemia: velhos e novos desafios”. Com apresentações totalmente remotas, o evento reúne trabalhos acadêmicos de graduação e pós-graduação resultantes de pesquisas consolidadas, em andamento ou projetos de iniciação científica, TCCs, mestrados e doutorados, vinculados a qualquer instituição de ensino e pesquisa.

Os trabalhos apresentados devem estar alinhados às linhas de pesquisa Jornalismo, mídia e tecnologia e Comunicação, consumo e cibercultura. A primeira aborda aspectos da relação entre meios de comunicação de massa e jornalismo, enquanto a segunda analisa as narrativas comunicativas em diferentes plataformas e suas transformações com o uso de tecnologias.

A abertura do evento, às 19h do dia 1º, terá a presença dos palestrantes convidados Tarcis Prado Júnior (doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná) e Roseméri Laurindo (doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa). No segundo dia, os painéis serão apresentados das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Em 2020, o seminário bateu recordes de participação. Transformado num evento completamente online em virtude da pandemia de Covid-19, o seminário teve 62 trabalhos apresentados por pesquisadores de instituições de diferentes regiões do Brasil, ampliando a participação a nível nacional. O número de inscritos também superou outra marca, chegando a 300 ouvintes no evento organizado pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Uninter desde 2016. As publicações de cada edição podem ser conferidas neste link.

Para o coordenador do curso de Jornalismo e membro da organização do seminário, Guilherme Carvalho, a expectativa é de que o sucesso seja reaproveitado na nova edição. “Mantivemos o formato, os canais de divulgação, a exigência para inscrição. A gente deve ter uma repetição dos números, talvez um pouco mais porque imagino que aqueles que já participaram em outros anos devam participar deste”, comenta.

Pesquisadores que queiram participar devem submeter um resumo expandido entre 2 mil e 4 mil caracteres sobre o assunto até 31.mai.21. A data é a mesma para inscrições do público ouvinte, que terá direito a certificado de 10 horas complementares, desde que acompanhe ao menos 75% da carga horária do evento. As duas formas de inscrição podem ser feitas gratuitamente neste endereço.

“O principal benefício de um evento como este é a troca que se estabelece entre pesquisadores de diferentes projetos e instituições”, conclui Carvalho.

Para conferir o regulamento completo e outras informações sobre o 6º Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter, clique aqui.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Arthur Salles - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Gerd Altmann/Pixabay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *