A pesquisa científica que move a Uninter

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original”, a frase de Albert Einstein foi citada pela pela coordenadora de Pesquisa e Publicações Acadêmicas da Uninter, Desire Luciane Dominschek, na abertura do 2° Seminário de Pesquisadores promovido pela instituição. O evento aconteceu no dia 15 de maio e contou com a participação de professores e alunos pesquisadores, coordenadores, líderes, conselheiros dos grupos de pesquisa e representantes do Conselho de Ética.

A ideia é estimular a pesquisa acadêmica, mostrando a importância dessa área de atuação e reforçar procedimentos e métodos de aplicação. A diretora da Escola Superior de Educação da Uninter, Dinamara Machado, ressaltou a dimensão dos avanços através da pesquisa. “A pesquisa te tira daquele espaço comum. Ela tem que ser prática, ter base teórica; tem que transcender, porque você não pesquisa para você, e sim para o seu país e para o desenvolvimento dele”, afirma.

Com o tema central “A cultura institucional de pesquisa em debate”, os palestrantes destacaram a relevância da prática por estudantes e a produção do conhecimento. “Quem faz pesquisa na graduação é um aluno diferenciado, que tem uma ampla visão de mundo”, disse o diretor da Escola Politécnica da Uninter, Neil Franco.

Atualmente a instituição conta com 18 grupos de pesquisa, 228 pesquisadores, 122 alunos bolsistas (destes, 58 integrais e 64 com bolsas de 50%) e 492 estudantes voluntários, que trabalham em 103 projetos distribuídos entre as 48 linhas de pesquisa ( que definem os objetos de estudo). Além disso, os grupos contam com a atuação dos conselheiros de todas as áreas, que determinam as diretrizes dos projetos junto ao CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), avaliam melhorias e fazem as indicações para publicação, bem como o estímulo para a participação em congressos.

A professora Desire enfatizou a importância do trabalho em equipe e da troca de ideias entre os diversos grupos. “Muitos projetos funcionam em parceria, assim eles caminham de uma forma mais produtiva. É importante que todos os professores colaborem com os coordenadores e líderes para o bom andamento das pesquisas”, completa.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *