COMUNICAÇÃO

Pesquisa nas universidades ajuda a tornar a sociedade mais crítica

Uma comunicação mais crítica contribui para o desenvolvimento da sociedade. Foi com esse propósito que a Uninter realizou nos últimos dias 27 e 28 o 3º Seminário de Pesquisa em Comunicação, tendo como tema “Comunicação, política e relações de poder”. Realizado no campus Tiradentes da instituição, em Curitiba, o evento reuniu trabalhos de iniciação científica dos cursos de Publicidade e Propaganda e  Jornalismo, para discutir de modo crítico a ligação entre comunicação e a sociedade atual.

“A pesquisa serve para refletir e entender aquilo que está acontecendo” disse a primeira palestrante, a pós-doutora em Comunicação Valci Zucolotto, docente dos cursos de graduação e de pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. O encontro buscou avaliar os desafios da pesquisa no campo da Comunicação, por meio da análise crítica e debate entre os pesquisadores. “Na nossa área é possível investigar toda a sociedade”, afirmou Valci.

Segundo convidado, o professor-doutor em estudos da linguagem Hertz Wendel complementou a constatação de Valci. “O mundo está lá fora e se você estiver interagindo com essa realidade, seu conhecimento será muito mais amplo”, disse o  professor adjunto do Departamento de Comunicação e do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Paraná.

Ao abrir o 3º Seminário de Pesquisa em Comunicação, na sexta-feira à noite (27) o vice-reitor da Uninter, Jorge Bernardi, enfatizou que a pesquisa é um modo de o estudante ou o profissional já inserido no mercado de trabalho conhecer a fundo uma determinada realidade social. A prática de se aprofundar em um assunto, segundo ele, tem contribuído para a valorização do trabalho dos jornalistas.

As pesquisas

Uninter leva tão a sério a pesquisa científica que mantém 103 projetos em andamento em suas cinco escolas superiores. Essas pesquisas têm a participação direta de 228 professores e 614 alunos bolsistas ou voluntários. Só o curso de Jornalismo desenvolve cinco projetos de pesquisa, com 20 alunos participando do programa de iniciação científica, como bolsistas ou voluntários.

No sábado (28) pela manhã foi a vez de os pesquisadores apresentarem os seus projetos, também no campus Tiradentes. Ao todo foram 14 trabalhos apresentados de diversas instituições de ensino superior, como a Universidade Tuiuti do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Unibrasil, além da Uninter.

A estudante do curso de Jornalismo da Uninter Ariadne Helena Körber foi uma das alunas que apresentou a pesquisa que está desenvolvendo e reforça a importância da participação. “No começo, achava tudo muito complexo e difícil, mas com o tempo os trabalhos vão surgindo”, disse. O Seminário foi realizado pelo Grupo de Pesquisa em Comunicação, Sociedade e Tecnologia da Uninter, e dele participaram professores e estudantes que fazem parte de projetos de pesquisa.

Além do vice-reitor Jorge Bernardi, também participaram da abertura o diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios da Uninter, Elton Schneider, e os coordenadores do curso de Jornalismo, Guilherme Carvalho, e do curso de Publicidade e Propaganda, Alexandre Correia. As exposições foram mediadas pela professora-doutora Mônica Fort.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Evandro Tosin e Gabriel Bukalowski – Estagiários de Jornalismo
Edição: Mauri König
Créditos do Fotógrafo: Evandro Tosin - Estagiário de Jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *