À mesa do café, um diálogo cara a cara com o chefe

 

Mauri König – Jornalista

Quantas vezes você teve a oportunidade de sentar-se à mesa do café frente a frente com o chefe-mor da sua empresa e dizer na lata o que está funcionando e o que precisa mudar no seu trabalho? Vinte e três colaboradores do Grupo Uninter puderam fazer isso na última sexta-feira (26), representando dois setores da instituição: a Logística e a Secretaria Acadêmica. Até o fim do ano acontecerão mais seis encontros nas demais unidades da Uninter, sempre com a presença do diretor-executivo Osny Augusto Junior.

O próprio nome dá o tom desses encontros. O Café com o Diretor Executivo procura deixar os colaboradores à vontade para apontar erros e acertos nos processos internos de trabalho. Do diálogo saem soluções. “A gente dá a nossa opinião e eles [diretores] estão dispostos a ouvir”, pontua Érica de Souza Silva, que faz análise de documentos para a emissão de certificados e diplomas, na Secretaria Acadêmica. “É um bate-papo aberto e transparente”, resume Felipe Zanin, da Logística.

“Um setor não é independente do outro. Todos nós temos um trabalho que vai impactar no outro setor”, constata Paula Camargo, que trabalha no atendimento aos polos e aos alunos da educação a distância da Uninter. Para ela, compartilhar o conhecimento com as outras áreas da instituição permitirá desenvolver melhor o próprio trabalho e o dos demais. Esse é o espírito do Café com o Diretor Executivo.

“O nosso objetivo é ouvir das pessoas o que temos de bom e o que temos a melhorar”, diz o diretor-executivo do Grupo Uninter. Segundo Osny, o primeiro encontro do ano foi bastante produtivo porque surgiram muitas ideias e propostas de melhorias de processos internos de trabalho, além de promover a integração das duas áreas ali presentes.

A partir do que ouviu, Osny propôs a criação de grupos que seguirão a filosofia kaizen, expressão japonesa para definir a adoção de práticas que buscam a melhora contínua nos processos de manufatura, engenharia e gestão de negócios no meio empresarial. “São grupos multidisciplinares que vão trabalhar os nossos processos e trazer benefícios para os colaboradores no seu dia-a-dia deles. Obviamente que isso vai refletir na produtividade da empresa”, diz.

Do debate à prática

Embora a Logística e a Secretaria Acadêmica estejam na mesma unidade da Uninter em Campo Largo, vizinha a Curitiba, a rotina de trabalho nem sempre favorece a integração dos dois setores, o que pode dificultar na resolução de problemas. Então, Osny propôs a criação dos grupos de melhorias como forma de integrá-los para chegar às mudanças necessárias. Um desses grupos terá a participação de Felipe Zanin.

Felipe observou que um motivo de reclamações de alunos decorre do regime tutorial por solicitação de adiantamento de disciplina. Com o aumento do número de alunos nos polos da instituição em todo o país, esses pedidos também aumentam. A Logística consultou a Secretaria Acadêmica para entender as causas e descobriu que a Uninter tem recebido muitos alunos que se transferiram de outras instituições.

Ao se incorporar à Uninter, os novos acadêmicos pedem para adiantar disciplinas porque a grade curricular não é igual àquela de onde estudavam. Isso gera a necessidade de envio do livro didático para o lugar onde ele estiver, seja num polo do Amapá ou do Rio Grande do Sul. Devido ao grande número de alunos da instituição, as remessas da Logística são feitas em massa nas datas programadas para os mais de 470 polos da Uninter em todos o país.

O ingresso desses novos alunos em datas diferentes do calendário letivo exigirá a busca de uma solução para que o material didático não chegue atrasado. Esse será o desafio de Felipe e seus colegas de trabalho como integrante de um dos grupos de melhorias criados no encontro com o diretor-executivo.

O próximo Café com o Diretor Executivo será na unidade 13 de Maio, no Centro de Curitiba. A exemplo do primeiro, as questões que não puderem ser resolvidas de imediato serão analisadas a posteriori pelo diretor-executivo. Antes do encontro, os colaboradores dos setores onde ele estará são informados da disponibilidade de vagas (20) e podem se inscrever para participar.

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *