Com recorde de trabalhos, alunos e professores irão em caravana ao Intercom

 

Heloisa Alves Ribas – Estagiária de Jornalismo

Oito horas de viagem, 600 km de estrada e muito conhecimento na bagagem. Esse será o percurso que um grupo de mais de 20 alunos e professores da Uninter fará de Curitiba a Caxias do Sul (RS) para participar do Intercom Sul 2017, versão regional do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação que há 40 anos reúne alunos, pesquisadores e profissionais da área.

Esta será a 18ª edição do Intercom Sul, a ser realizada na Universidade de Caxias do Sul nos dias 15, 16 e 17 de junho. A Uninter comparecerá em peso. Dos 21 trabalhos apresentados à comissão julgadora do evento, 17 foram selecionados (três a mais do que em 2016). Segundo o coordenador do curso de Jornalismo, Guilherme Carvalho, este foi o ano em que mais se submeteu trabalhos para o congresso. A Uninter irá auxiliar os alunos com o transporte e a hospedagem nos três dias do evento.

“Os trabalhos aprovados indicam que nós já estamos entre os cinco melhores do Sul do Brasil. Este é um dado muito importante porque indica que os trabalhos feitos aqui na Uninter são de qualidade, ou seja, é um atestado de competência, porque é aprovado para um evento científico considerado o mais importante da região Sul na área de comunicação. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, diz o coordenador.

Guilherme ressalta que a cada ano percebe-se um engajamento maior dos alunos. Isso é resultado do trabalho que tem sido desenvolvido há alguns anos, por meio do qual os professores estimulam os acadêmicos a participar dos eventos, explicando a importância disso em seu processo de formação como comunicador, bem como em sua futura vida profissional.

“Quando nós, professores, vemos que os alunos estabelecem como meta a inscrição de trabalhos em seminários e congressos, seja com produto ou artigo científico, isso nos incentiva a auxiliá-los cada vez mais para que produzam com um maior empenho. E quando o aluno começa a produzir com mais qualidade nas disciplinas curriculares do curso, ele consegue também alcançar uma formação mais qualificada. Afinal, as coisas estão andando juntas”, aponta.

O congresso terá oito divisões temáticas: Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Comunicação Audiovisual; Comunicação Multimídia; Interfaces Comunicacionais; Comunicação, Espaço e Cidadania; e Estudos Interdisciplinares. Além disso, os alunos e professores participarão também do Expocom, uma exposição dos melhores trabalhos experimentais produzidos por alunos na área de Comunicação. Os melhores receberão o Prêmio Expocom.

Já o Intercom Júnior é um espaço acadêmico destinado a acolher os trabalhos desenvolvidos nos cursos de graduação de Jornalismo e PP, seja em projetos de iniciação científica, laboratórios didáticos, trabalhos de campo ou oficinas experimentais e que tenham orientação de um professor.

Veja a lista dos trabalhos aprovados:

 Prêmio Expocom

  • Blog Superdental: A Importância de um Blog Para o Marketing Digital

Modalidade: Blog (avulso)

  • ComunicArte: jornal laboratório e o processo de constituição da cidadania

Modalidade: Jornal Mural (avulso/ conjunto e série)

  • Grafita Agência Experimental de Publicidade e Propaganda

Modalidade: Agência Jr. de Publicidade e Propaganda (conjunto/série)

  • O design de embalagem como sinônimo de praticidade e vantagem competitiva para empresas

Modalidade: Embalagem (avulso)

  • Manifeste sua expressão, liberte seus passos: Campanha publicitária para escola de dança Cenário Espaço Arte

Modalidade: Campanha Publicitária (conjunto/série)

  • O Talismã

Modalidade: Ficção em vídeo e tele – Telenovela, séries televisivas e afins (avulso ou seriado)

  • A Casa do Quadrinho Curitibano: Muito Além dos Comics

Modalidade: Filme de não ficção/documentário-docudrama (avulso)

  • Oito entre dez casos de violência contra crianças acontecem em casa

Modalidade: Reportagem em Jornalismo impresso (avulso)

  • Jornal Marco Zero

Modalidade: Jonal-laboratório impresso (avulso/conjunto ou série) 

 Intercom Jr

  • Artigo: Guacamole da Paixão e Uma Análise Intertextual com A Usurpadora

Aluno: Jabes Venancio; Professor: Patrick Diener

  • Artigo: O corte da placa de prata: uma ação inconsequente ou estratégia de marketing – uma análise sobre o youtuber Aruan Félix

Aluno: Everton Silveira; Professor: Regis Rieger

  • Artigo: As crônicas das telas às redes: a conquista dos continentes midiáticos através do fenômeno de segunda tela em Game Of thrones

Aluna: Itaciana Pereira; Professora: Ana Heck

  • Artigo: Videoclipe inspirado em filme: uma análise visual do videoclipe Sunshine

Aluna: Gisele Nery; Professor: Patrick Diener

  • Artigo: Batman vs Superman: a origem da interação e do engajamento

Aluno: Guilherme Kaleo; Professora: Ana Heck

  • Artigo: A utilização do humor em campanhas que abordam a temática da morte: um estudo de caso sobre o filme publicitário The Biggest Asshole

Aluno: Robson Campos; Professora: Ana Heck

  • Artigo: Agência Pública: uma alternativa à mídia convencional

Aluna: Denise Becker; Professor: Guilherme Carvalho

 Intercom

  • Artigo: As relações entre Publicidade e Gênero Feminino nas pesquisas dos Congressos da Região Sul do Brasil realizados pela Intercom entre 2007 e 2016

Professoras: Ana Heck e Máira Nunes

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *