Pesquisa impulsiona ideias, sana problemas e faz bem à sociedade

 

Denise Becker – Estagiária de Jornalismo

“Não dá para pensar no desenvolvimento de uma área, do ponto de vista tecnológico, científico e técnico, sem pensar a pesquisa como um fator que pode impulsionar novas ideias, a solução de problemas, a melhoria de determinadas condições da sociedade. A pesquisa, vem para ajudar nisso”, diz Guilherme Carvalho, líder do grupo Comunicação, Tecnologia e Sociedade vinculado aos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Uninter.

O grupo organizou neste fim de semana o 2º Seminário de Pesquisa em Comunicação Uninter e reuniu pesquisadores da UFPR, UTFPR, UTP e Universidade Lumiére, Lyon 2, na França. Foram dois dias de evento para debater o tema do seminário, “Comunicação e sociedade em tempos de convergência”. Na noite de abertura, sexta-feira (19), o evento contou com palestra das professoras e pesquisadoras Kelly Prudêncio, da UFPR, e Edna Miola, da UTFPR.

Participaram da abertura no auditório do campus Tiradentes o vice-reitor da Uninter, Jorge Luiz Bernardi, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Nelson Castanheira, e a coordenadora de Pesquisa, Desiré Dominscek. A participação deles no seminário demonstra o incentivo da instituição ao desenvolvimento de pesquisas. Só neste ano há 69 projetos em andamento.

Sábado (20) foi o dia de apresentações dos 14 trabalhos aceitos no seminário. O evento começou às 8h30 no campus Garcez e se estendeu até o fim da tarde. O professor Luís Otávio Dias, licenciado da Uninter para cursar doutorado em Lyon, apresentou junto com Guilherme Carvalho, via Skype, o trabalho “Tecnologia e inovação no jornalismo: análise de sites alternativos”.

Guilherme Carvalho chama a atenção para o tema debatido no seminário. Segundo ele, tem a ver com o que estamos vivenciando no cotidiano. “Precisamos pensar de que maneira a tecnologia tem afetado o processo de comunicação, mais do que isso, é entender como a tecnologia está modificando as relações sociais e impondo uma nova prática e novas maneiras de se pensar a comunicação no mundo”, completa.

O seminário contou com a participação expressiva dos professores dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Uninter, docentes ligados aos grupos de pesquisa, estudantes de iniciação científica, bolsistas e voluntários.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *