Prevenção a acidentes de trabalho se faz todos os dias

 

Heloisa Alves Ribas – Estagiária de Jornalismo

Quedas, cortes, fraturas, golpes provocados por ferramentas e lesões ocasionadas por esforço repetitivo. Estes são alguns exemplos de acidentes ocorridos no local de trabalho. O Brasil registra a cada ano cerca de 700 mil acidentes laborais, segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social. As maiores ocorrências estão ligadas a fraturas e traumatismos, ferimentos na cabeça, mãos e punhos, além do contato e exposição a doenças transmissíveis.

Prevenir acidentes no trabalho também é responsabilidade de todos, e para isso a legislação brasileira obriga as empresas a criarem a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), um mecanismo interno que visa garantir que seus colaboradores tenham hábitos cautelosos em seu ambiente de trabalho. Em grandes corporações, a CIPA precisa organizar a cada ano a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho).

No caso do Centro Universitário Internacional Uninter, a SIPAT deste ano está acontecendo entre os dias 15 e 19 deste mês, em todos os campis da instituição. A campanha interna deste ano aborda um tema bastante criativo: “Deixe Seu Anjo da Guarda Tranquilo”. Durante a semana os colaboradores podem assistir  peças de teatro realizada pelos próprios colegas, participar de um aulão de zumba, quick massage, fazer avaliações bucais no odontomóvel e palestras sobre saúde.

O diretor executivo do Grupo Uninter, Osny Augusto Junior, explica que o evento é regulamentado por lei e que seu diferencial está na forma como é produzido anualmente. “O grande diferencial deste evento é a criatividade das pessoas que o fazem acontecer, trazendo um tema diferente a cada ano, com atividades novas, buscando a inovação para que as pessoas que participam possam ver algo diferente a cada edição da SIPAT, sempre com coisas voltadas a saúde e à segurança no trabalho”, diz Osny.

“Nós entendemos que esse é um momento muito especial para que possamos tratar de todos esses assuntos pertinentes a esse tema. É quando, de fato, a empresa leva todos a refletirem sobre a sua saúde e a sua segurança. São mais de 40 eventos a serem realizados, e até a abertura do evento já tínhamos 1.270 inscrições. Esperamos que a cada dia mais se instale a cultura de saúde e segurança dentro da empresa”, ressalta a engenheira de segurança do trabalho da Uninter, Bianca Catarina da Silva Cereser dos Santos.

A proposta da SIPAT é lembrar os colaboradores da Uninter que a prevenção aos acidentes de trabalho deve ser uma preocupação de todos os dias. Para os colaboradores que ainda não se inscreveram nas atividades ainda é possível escolher entrando no intranet uninter.

Edição: Mauri König

Incorporar HTML não disponível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *