A intervenção norte-americana no Afeganistão: duas décadas de fracasso?

Autor: Sandy Lylia da Silva - Estagiária de Jornalismo

Por iniciativa do Observatório de Conjuntura, projeto de extensão dos cursos de Relações Internacionais, Ciência Política e Gestão de Partidos Políticos da Uninter, os professores André Frota e Natali Hoff fizeram um debate sobre um dos temas mais significativos do cenário internacional da atualidade, o Afeganistão.

O país asiático vivenciou ciclos de intervenções internacionais desde o final do século 19, quando a dominação britânica marcou o início de um ciclo de relações conflituosas com o ocidente que se arrastaria ao longo de todo o  século 20. A segunda tomada de poder, em 1979, foi realizada pelos soviéticos. A ocupação soviética do Afeganistão foi um tema popular da política internacional da época, e até virou pano de fundo para o terceiro filme da série “Rambo”.

Em 2001, após o histórico ataque de 11 de setembro, os norte-americanos se envolvem em uma das mais extensas guerras ocorridas neste território, em resposta ao atentado terrorista coordenado pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda. Vinte anos depois, assistimos à retirada das tropas americanas do território, de forma completamente desastrosa, reforça Frota.

De acordo com Natali, um dos objetivos dos Estados Unidos era impedir que grupos terroristas se proliferassem no país, dominado pelo regime Talibã. Buscou-se, oficialmente, estabilizar a região e construir uma paz sustentável. Este propósito incluía  a reconstrução das instituições políticas para um  modelo próximo ao da democracia liberal, conceito denominado por uma literatura bastante ampla como “state-building”.

A  estratégia dos EUA de trazer instituições e normas desconhecidas à cultura local e política do Afeganistão acabou por se mostrar equivocada, pois não foi capaz de formar os laços comunitários de que a nação necessitava, resultando na ruptura do frágil governo instalado.

Os contornos que a política internacional assumiu diante deste cenário foram discutidos  na conversa entre Natali e Frota, exibida em 23.ago.2021 pelo canal do YouTube da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança da Uninter.

Você pode assistir à live completa neste link.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Sandy Lylia da Silva - Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pinterest


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *