A grande mãe que acompanha o aluno em sua vida acadêmica

Autor: Sérgio Júnior - Estagiário de Jornalismo

Existe um departamento na Uninter que acompanha o aluno dos primeiros passos em sua caminhada acadêmica até a formação. Localizada na cidade de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), desde abril de 2013 a Secretaria Acadêmica é a grande “mãe” dos estudantes, ajudando-os do começo ao fim do curso. Mas ela é também um órgão executivo, que existe para colocar em prática as regras que regem o funcionamento da instituição.

Além das obrigações internas da instituição, como cadastramento de cursos, ajustes de grades e atendimento direto aos outros setores, a “mãe secretária” considera o relacionamento com o aluno como uma parte muito importante do seu trabalho, por mais que seja algo que passe despercebido na maioria das vezes.

Desde a matrícula até a entrega do diploma, o departamento tem uma relação de bastidores com o estudante. Até o final do ano de 2018, mais de 1 milhão de alunos já haviam passado (física ou virtualmente) pela secretaria, solicitando a certificação do curso, o histórico de graduação, declarações diversas, alterações de grade e outros serviços.

Uma solicitação aqui, uma alteração ali, um certificado lá. Atendendo 619 polos de apoio presencial em atividade espalhados por todo Brasil, além de três polos de educação a distância nos Estados Unidos, os 75 funcionários são separados por setores, facilitando a prestação de um serviço de qualidade para todos e todas.

Certificação de pós-graduação

Resultado das inovações do processo de certificação que migrou para o digital, até o ano passado a Uninter chegou à marca de 165 mil certificados expedidos somente de pós-graduação.

“O aluno terminou hoje o curso, apresentou o TCC se necessário, e passou. No outro dia, a equipe de pós já está buscando o pós-graduado no sistema para dar início à emissão do certificado. Hoje, antes mesmo da cerimônia de formatura, o aluno já possui o certificado”, diz a analista administrativa da pós-graduação, Marcia Assunção.

Pendências na matrícula

A pendência de documentos é o setor exclusivo para efetivar a regulamentação do aluno na Uninter, buscando agilidade no processo de matrícula. Mais de 75 mil casos de evasão foram revertidos graças a uma minuciosa revisão da documentação dos estudantes.

“Quando o aluno realiza a matrícula, se estiver tudo certo ela é encaminhada para ser ativada. Já aquelas que tiverem algum erro são enviadas para o setor de pendências, onde é feita uma nova triagem para ver se não foi entregue um documento com erro ou faltando alguma informação. Então, nós mesmos entramos em contato com a escola, por exemplo, e solicitamos a correção do documento, diminuindo o número de evasões na Uninter”, relata Viviane de Almeida.

Diplomação e colação de grau

Este é o momento em que o passarinho cria asas. Todo aluno que está para finalizar as disciplinas passa por esse setor, que verifica se ele cursou todas as grades, se realizou o Enade no ano que era necessário, além de outros elementos obrigatórios.

“Hoje o aluno fecha a grade, no outro dia fazemos todas as verificações e, estando tudo regularizado, o aluno já cola grau no mesmo dia. Na outra semana o formado já recebe acesso ao histórico de conclusão de curso e certificado de conclusão de curso no portal dele, facilitando o que antes levava semanas para conseguir”, explica a responsável pelo setor, Edilaine Alves.

Para Simone Ramos, os alunos fazem parte da vida dos colaboradores. “Além de muito trabalho, atendendo todo o Brasil, somos uma família, onde um ajuda o outro. E os alunos, nós acompanhamos desde sua matrícula até o final. Você pode não estar nos vendo, mas estamos nos bastidores seguindo todos seus passos na graduação, e principalmente ajudando no que for necessário para viabilizar o aprendizado”, diz.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Sérgio Júnior - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Sérgio Júnior - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *