Uma frota de 600 Airbus lotados de estagiários rumo ao mercado de trabalho

Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo

O Airbus A380 é maior avião comercial do mundo, com capacidade para transportar até 525 passageiros em uma configuração de três classes. Agora imagine 600 desses aviões completamente lotados: é o que seria necessário para “transportar” os 318 mil estagiários encaminhados ao mercado de trabalho pela  Central de Estágios da Uninter entre 2012 e 2018.

Selecionado para trabalhar no Tribunal de Justiça do Paraná, em Curitiba, Thiago Fernando Magno é um caso recente de aluno que conseguiu uma vaga por meio da Central. Thiago ingressou em fevereiro no curso de Administração da Uninter e no mês seguinte já estava fazendo o processo seletivo.

“Fui chamado recentemente e entrei em contato com a Central de Estágios para ter auxílio nos processos necessários e na posterior integração”, explica. Quanto à Central e seu atendimento, Thiago se mostra satisfeito pelo fato de suas necessidades terem sido atendidas. “Teve um pequeno atraso com o contrato, mas comecei na semana que tinha que começar”, pontua.

Obrigatório ou não

Na Uninter, existem duas modalidades mediadas pela Central de Estágios: obrigatório e não obrigatório. O obrigatório faz parte das matérias necessárias para conclusão do curso, já o não obrigatório depende do interesse do aluno.

Dentro de cada um, são necessários documentos específicos para dar andamento ao processo até a contratação. Recentemente, o setor alterou a forma de controle desses documentos, que passaram a ser entregues diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

A equipe

A equipe da Central de Estágios conta com 12 funcionários que têm a tarefa de instruir os discentes sobre os documentos necessários e seu devido preenchimento, tirando qualquer dúvida que apareça nesse meio-tempo.

Desde o início do processo até o momento em que os documentos são protocolados, são feitos relatórios para controle das etapas. Até o final de 2018, já tinham sido analisados 50 mil termos.

Importância do estágio

Tanto o estágio obrigatório quanto o não obrigatório são muito importantes para preparar os alunos para o mercado de trabalho. Eles representam oportunidades de aprendizado prático do que foi estudado em sala de aulas.

“O estágio, sendo obrigatório ou não obrigatório, é uma oportunidade para o estudante ter o primeiro contato com sua futura profissão. As empresas buscam o estagiário, pois este profissional é qualificado, com grande conhecimento teórico, pronto para levar seu conhecimento para o mercado”, explica o coordenador técnico da Central de Estágios, Cristofer Adonis da Cruz.

Convênios

Os convênios na Central de Estágios são feitos com instituições públicas e privadas, e buscam uma maior diversidade na oferta de estágios e empresas. Segundo Cristofer, nos últimos anos o número de convênios firmados só vem aumentando, o que influencia na oferta de vagas de estágio, sempre buscando a qualidade em primeiro lugar.

Outro detalhe importante do trabalho que este setor realiza é o acompanhamento do estagiário. Existe um monitoramento, do início ao fim, para que tudo corra bem.

“A Central de Estágios mantém registros de todos os convênios firmados pela instituição. Desta forma, ocorre o controle dos estagiários através de relatórios distintos, constando os dados do estagiário, curso, polo de apoio presencial, instituição que concede o estágio, modalidade de estágio realizado e ainda os relatórios de acompanhamento de atividades”, conclui Cristofer.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Igor Ceccatto - Estagiário de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Maicon Sutil - Estagiário de Jornalismo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *