A forma como você se comunica revela suas habilidades socioemocionais

Autor: Poliana Almeida – Estagiária de Jornalismo

No jornalismo, a expressão lead (ou lide, na forma aportuguesada) é usada para denominar seis perguntas básicas que devem ser respondidas logo no primeiro parágrafo de um texto: o que, quando, onde, por que, quem, como. E a psicologia percebeu que, ao responder algumas dessas questões, você pode desenvolver suas habilidades socioemocionais.

O professor e psicólogo Reginaldo Daniel da Silveira diz que as “habilidades socioemocionais estão relacionadas em saber o que, como, quando, onde e por que, para emitir respostas que sejam eficazes e adequadas em situações sociais”.

O termo é autoexplicativo: “habilidades socioemocionais” são a mescla entre a emoção do indivíduo e sua relação com o âmbito social, o que interfere em nossa comunicação com os outros. Considerando que a emoção nada mais é que um processo neuroquímico, podemos perceber que “as habilidades socioemocionais estão ligadas à sensação emocional no ato de comunicar algo a alguém”, complementa o professor.

Em outras palavras, habilidades socioemocionais determinam a forma com que você trabalha seus pensamentos, emoções e comportamentos, cujo resultado se manifesta em suas relações sociais.

Para que isso aconteça de forma completa, o professor acredita que é necessário refletir sobre o estilo comunicacional que é empregado durante a conversação. Aliás, para além disso, é necessário fazer seu próprio estilo, sendo o real protagonista da sua história. “Eu penso, eu me emociono, eu me comporto. Quando eu penso que eu sou o coitado, eu não sou o protagonista da minha história. Eu sou alguém que se esconde dentro de um casulo”, descreve.

Silveira apresentou os quatro principais estilos comunicacionais:

Comunicador passivo: É uma comunicação afastada. O emissor é inseguro e, em muitas das vezes, mantém o olhar voltado para baixo. “Fazendo um paralelo entre as habilidades socioemocionais, a pessoa só se comunica desse jeito porque as emoções que ela tem não foram trabalhadas em si mesma”, situa o psicólogo.

Comunicador passivo-agressivo: Neste caso, a comunicação é irônica. Remete sempre ao sarcasmo e revela procrastinação. “Mostra inabilidade emocional. Pessoas assim estão próximas do conflito”, complementa.

Comunicador agressivo: Sempre está à beira do conflito. A comunicação é ofensiva, desafiadora e intimidadora.

Comunicador assertivo: Este é o modelo que melhor trabalha suas habilidades socioemocionais. É uma comunicação segura, com postura firme e procura sempre ter afirmações claras. Geralmente, quem domina este tipo de comunicação é bem aceito em qualquer ambiente.

Habilidades socioemocionais na escola e nas organizações

As escolas e as empresas são as duas grandes áreas em que as habilidades socioemocionais são colocadas à prova. Dentro do ambiente educacional, “as habilidades socioemocionais encontram espaço, tempo e proximidade que demandam um processo comunicacional amplo”, destaca Silveira.

As habilidades exigidas para os docentes incluem competência profissional, interesse pelo aluno, coerência e domínio grupal. Já no grupo dos alunos, a autodisciplina requer autocontrole, tomada de decisão, pró-sociabilidade, empatia e autoconsciência.

Quando partimos para a análise do ambiente empresarial, as habilidades elencadas são a assertividade, a flexibilidade, o otimismo, a sociabilidade e a empatia.

Entretanto, é muito importante ficar atento também ao desenvolvimento da inteligência emocional, a qual lida com as emoções, pensamentos e ações nas relações interpessoais. “A inteligência emocional é um tipo de inteligência que eu posso desenvolver. Nem todos os inteligentes sabem usar as emoções. Mas todos aqueles que sabem usar as emoções tem um nível de inteligência emocional. Se há um jeito de desenvolver a inteligência emocional, é trabalhando as habilidades socioemocionais”, complementa o professor.

A fala de Silveira sobre o tema Habilidades socioemocionais no contexto educacional e empresarial aconteceu no Programa Vem Saber, transmitido pelo AVA Univirtus da Uninter no dia 17.maio.2021, às 19h. O evento, promovido pela Pós-graduação na área da psicologia, contou com a mediação de Viviane Oliveira de Melo e continua disponível no AVA Univirtus para alunos e colaboradores da instituição.

Incorporar HTML não disponível.
Autor: Poliana Almeida – Estagiária de Jornalismo
Edição: Mauri König
Revisão Textual: Jeferson Ferro
Créditos do Fotógrafo: Pixabay e reprodução


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *